Pular para Navegação

Grupos de Pesquisa

NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética)

nellpe_redO NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, com sede na Universidade de São Paulo. Coordenado pela Profa. Dra. Lilian Jacoto, é composto de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Literaturas de Língua Portuguesa, e tem o objetivo de reunir projetos de análise de textos literários da modernidade no horizonte hermenêutico-simbólico da Ética. São de seu interesse questões relacionadas à constituição ética do sujeito, da autoria e da alteridade na expressão literária. Trata-se, portanto, de um grupo de estudos interdisciplinares e transnacionais, uma vez que se abre a uma discussão extensiva a diferentes áreas das Ciências Humanas e acolhe projetos das diversas literaturas da lusofonia.

Poem. Grupo de Estudos Poéticas e Escritas da Modernidade

poem_azulO Grupo de Pesquisa Poéticas da Modernidade integra uma rede internacional de pesquisa dedicada ao estudo de Poesia,  sobretudo a da Modernidade, denominada Poéticas da Modernidade. Composta por Grupos de Pesquisa das Instituições:  Faculdade de Letras da Universidade do Porto (liderado pela Profa. Dra. Rosa Maria Martelo e financiado pela Fundação  para a Ciência e a Tecnologia) e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (liderado pelo Prof. Dr. José Carlos  Seabra Pereira), essa rede de pesquisa tem como objetivos: 1) estudar as poéticas da modernidade e fora desta dita  modernidade as conjunturas e sensibilidades literárias que permitiram gestar aspectos posteriormente incorporados e/ou reelaboradas por aquelas poéticas; 2) estudar as questões específicas da modernidade, seja quanto a temas, seja quanto às questões estético-formais; 3) estudar as reflexões teóricas (auto)denominadas de “da modernidade” e “da pós-modernidade”; 4) estudar as leituras da modernidade, no contexto ensino-aprendizagem-formação de leitores; 5) valorizar o professor junto à comunidade através da ligação entre a ciência acadêmica e ensino fundamental e médio.

Gambiarra

gambiarraO Grupo de Estudos Gambiarra faz parte do Projeto Autor por Autor: A Literatura e História portuguesas à luz do teatro. Iniciado em 1997, e subordinado à linha de pesquisa "Texto. Contexto. Intertexto" do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, o Projeto, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flávia Maria Corradin, objetiva
a) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) a vida e/ou a obra de autores portugueses;
b) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) aspectos, fatos ou personagens da História portuguesa;
c) a utilização de técnicas e recursos teatrais no ensino da Literatura e História portuguesas.
Portanto, o Projeto desenvolve-se em duas vertentes:
a) a releitura da vida e obra de autores da Literatura Portuguesa e/ou episódios e personagens da História feita por outros criadores, especialmente dramaturgos. O intuito é o de rever conceitos críticos vigentes na bibliografia crítica, em torno de autores, obras, temas, além de divulgar a dramaturgia contemporânea portuguesa;
b) contribuir didática e metodologicamente para o ensino da Literatura e História portuguesas, apresentando de forma criativa a vida e obra de autores ou personagens históricos. Para esta vertente, o Projeto criou o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra, sob a direção do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flavia Maria Corradin.

Grupo (Pt. Oriente) Portugal e o Oriente: Literaturas, Línguas e Culturas

GIFlogoColorLargeO Grupo (Pt. Oriente) Portugal e o Oriente: Literaturas, Línguas e Culturas foi formado em 2010, no decorrer das  repercussões do Congresso "Visões de Macau e do Oriente nas Literaturas de Língua Portuguesa: Medos e Seduções",  sediado em Florença, Itália e das atividades da líder do Grupo no projeto "Orion. Portuguese Orientalism in literature and  other arts (19th - 20th centuries)", inserido no Centro de Estudos Comparados da Universidade de Lisboa. Buscou-se  integrar pesquisadores de diferentes Áreas e Programas com o objetivo de se estabelecer uma abordagem de investigação sobre as relações entre Portugal, o Oriente e outros espaços, que identifique suas dimensões artísticas, culturais e políticas. O Grupo é interdepartamental, integrando o DLCV e o DLO. Espaços como Goa, Macau e Timor, entre outros, passaram a ter relevância ímpar às interfaces culturais de uma geografia que não se dá em continuidade terrestre, mas sim como pontos importantes de rotas marítimas. Com o fim dos impérios europeus e asiáticos, no século XX, faz-se necessário o surgimento de novos olhares para os processos interculturais que envolvem essas regiões. Em 2011, parte dos integrantes do Grupo participaram do III Simelp, em Macau. Neste mesmo ano, o Grupo apresentou-se em Congresso do DLCV sobre estudos interdisciplinares.

Grupo de Pesquisa Autoria Feminina

LogoGrupoAutoriaFemininaO grupo estuda textos literários de autoria feminina, sobretudo da segunda metade do séc. XX, a partir de uma abordagem teórica diversificada, para além dos estudos de gênero e crítica feminista. A proposta do grupo é a releitura de discursos não-hegemônicos, desfazendo estereótipos criados pela crítica patriarcal até há pouco tempo dominante na academia. Pretende-se fomentar o debate acerca da escrita de autoria feminina em seus contextos de produção: as relações entre mulher, história e sociedade e a formação de uma identidade social, bem como as questões como gênero e ruptura, erotismo, alteridade e subversão, sem descurar do elemento estético dos textos estudados, já que não se trata de restringir a literatura a um campo estreito de visão, sexista ou misândrica, incorrendo no mesmo reducionismo de até então. O enriquecimento das discussões sobre as representações literárias da mulher e das singularidades referentes à ação das escritoras passa pela abertura interdisciplinar, através da participação de pesquisadores vinculados a outras áreas de pesquisa das Ciências Humanas, eventualmente convidados a participarem das reuniões do grupo.

Grupo Estudos Pessoanos

 O grupo Estudos Pessoanos, certificado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, tem seu núcleo situado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde estudantes de Graduação e Pós-Graduação realizam suas pesquisas sobre Fernando Pessoa. Os projetos associados recebem financiamento individual de diferentes fontes, sendo as principais FAPESP, CNPq e CAPES. Com o propósito de balizar-se em perspectivas distintas, bem como o de mesclar juventude e experiência, alguns de seus integrantes são pesquisadores convidados de centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros. (Clique no logo para acessar o site do Grupo).

ESTUDO DA POÉTICA DE ARISTÓTELES E O DESOCULTAMENTO DA MÚSICA NA POESIA

 
 


Dr. Radut Consulting