Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa
Universidade de São Paulo

PLANO DE METAS
(2021-2024)

Em relação aos docentes:


1)    Dar maior visibilidade às Jornadas de Literatura Portuguesa, para que permaneça sendo uma atividade representativa das pesquisas dos alunos de pós-graduação do PPGLP e incentivadora da relação entre estes discentes e os da graduação.
2)    Intensificar os trabalhos dos grupos e laboratórios de pesquisa, fortalecendo as suas especificidades e ampliando o diálogo com outras universidades do Brasil e do exterior. 
3)    Fomentar publicações de docentes e de discentes em revistas Qualis A e B.
4)    Fortalecer intercâmbios tanto nacionais quanto internacionais, de modo a realizar ao menos dois eventos (congresso/colóquio/seminário) por ano, representativos dos dois níveis.
5)    Estabelecer relações de parceria com áreas conexas do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, no sentido de envidar esforços para aumentar a representação do programa no contexto de submissão de projetos a agências de fomento nacionais e internacionais, visando o avanço das pesquisas no âmbito dos estudos linguísticos e literários.
6)    Aperfeiçoar a visibilidade do programa, por meio de publicações eletrônicas, atualização constante do site, eventos on-line, dentre outros.
7)    Ministrar, em maior número, disciplinas presenciais e à distância na graduação e na pós-graduação com professores visitantes e pós-doutorandos de outras universidades nacionais e estrangeiras.
8)    Uma vez que já se encontra instaurada uma política de ação afirmativa para o ingresso de negros, indígenas, transsexuais e transgéneros no programa, elaborar políticas de permanência para tais grupos.  
9)    A médio e longo prazos pretendemos criar cursos na pós-graduação interinstitucionais, que possam dialogar com várias universidades e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros, 
10)    Também a médio e longo prazos pretendemos oferecer cursos em outros línguas, como o inglês, o espanhol, o francês, o italiano – tais objetivos vão de encontro aos definidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, que estimula os programas a adotarem políticas interinstitucionais e plurilinguísticas.


Em relação aos discentes:

1)    Ampliar a participação de discentes da graduação e pós-graduação em grupos ou laboratórios de pesquisa do programa.
2)    Intensificar o diálogo de docentes e discentes com grupos e centros de pesquisa externos ao programa, nacionais e internacionais
3)    Ampliar a participação dos pós-graduandos do programa nas atividades do PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, que tem por finalidade a formação de professores do ensino superior.
4)    Ampliar o número de publicações em coautoria entre docente e discente do programa e em coautoria com pesquisadores de outras universidades, nacionais ou internacionais.
5)    Atrair a participação de discentes de universidades nacionais e estrangeiras em cursos à distância oferecidos pelo programa.


Em relação aos egressos:

1)    Incentivar publicações de egressos em parceria com docentes e discentes do PPG.
2)    Efetivar a participação de egressos no oferecimento de disciplinas de pós-graduação, empregando ferramentas digitais, sempre que necessário.
3)    Ampliar a participação de egressos em comissões do programa, de modo presencial ou virtual. 
4)    Efetivar a participação de egressos na realização de eventos científicos, também a partir da utilização de ferramentas digitais, sempre que necessário.