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Projetos de Pesquisa

Seguem os projetos de pesquisa do Corpo Docente, agrupados segundo as Linhas de Pesquisa a que estão vinculados
 

Linha de Pesquisa: Poéticas de Expressão Portuguesa

Adma Muhana Fadul

2013 – Atual: Uma história da poesia
Descrição: Trata-se de compor uma história da poesia no Ocidente, evidenciando que a identificação do texto poético não é preexistente ao seu conceito.

2010 – 2013: O Exame as tradições fariseias de Uriel da Costa. Edição crítica anotada, com estudo introdutório
Descrição: A pesquisa visa a estabelecer criticamente o texto do Exame das tradições fariseias, obra de Uriel da Costa elaborada a partir de textos seus subtraídos na tipografia onde deveria ser impresso, e polêmicas com membros da comunidade judaica de Amsterdã. A obra adquiriu assim um caráter complexo, exigindo discussões acerca da sua composição como "livro" e, mais, sua inserção na própria língua em que é escrita, a língua portuguesa, como meio de transmissão e de corroboração das verdades ditas.

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Annie Gisele Fernandes

2014 – Atual: Camilo Pessanha, Cruz e Sousa, leituras do Simbolismo francês e as poéticas da modernidade.
Descrição: Este projeto, cujo tema são as composições poéticas de Camilo Pessanha e de Cruz e Sousa, integra-se numa pesquisa mais ampla que visa investigar as obras que evidenciam especificidades quanto aos procedimentos estético-poéticos no contexto das gerações simbolistas e (pré-)modernistas no Brasil e em Portugal, bem como possíveis proximidades entre elas, sobretudo no tocante à escrita / constituição do sujeito, à construção da memória poética, ao volksgeist e à importância que as imagens adquirem no texto literário. O estudo dessas questões objetiva apontar o diálogo que com o Simbolismo mantêm as gerações de Orpheu e do Modernismo no Brasil e revisar perspectivas que insistem em permanecer acerca das gerações simbolista e pré-modernista brasileira sobretudo a de que teriam sido pouco consistentes e pouco representativas. O objetivo deste projeto é analisar o modo como, na poesia de Camilo Pessanha e na Cruz e Sousa, o poder das palavras está, em grande parte, na força das imagens que suscitam e na sonoridade que ou prolonga a carga semântica de cada vocábulo, ou estabelece tensão entre o significante e o significado. Neles, o tratar de si e a constituição e o esvaimento do Eu adquirem dimensões um tanto particulares pelo fato de que recursos clássicos como a ekphrasis, a hipotipose ou a dispositio estão fundados num recurso simbolista por excelência: a ação dos sentidos e a importância deles na percepção íntima do exterior e na relação que se estabelece entre sujeito poético e mundo e desenvolvem-se, à moda parisiense, na esteira das transformações que concretizam a renovação lírica. 

2009 – 2013 Camilo Pessanha, Cruz e Sousa e as leituras do Simbolismo francês
Descrição: Este projeto, cujo tema são as composições poéticas de Camilo Pessanha e de Cruz e Sousa, integra-se numa pesquisa mais ampla que visa investigar as obras que evidenciam especificidades quanto aos procedimentos estético-poéticos no contexto das gerações simbolistas e (pré-)modernistas no Brasil e em Portugal, bem como possíveis proximidades entre elas, sobretudo no tocante à escrita / constituição do sujeito, à construção da memória poética, ao volksgeist e à importância que as imagens adquirem no texto literário. O estudo dessas questões objetiva apontar o diálogo que com o Simbolismo mantêm as gerações de Orpheu e do Modernismo no Brasil e revisar perspectivas que insistem em permanecer acerca das gerações simbolista e pré-modernista brasileira sobretudo a de que teriam sido pouco consistentes e pouco representativas.

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Caio Marcio Poletti Lui Gagliardi

2011 - Atual: Fernando Pessoa: autoria e ironia

Descrição: A perspectiva dominante da investigação pauta-se na leitura da obra pessoana de tal modo a relacionar as noções de autoria e ironia. Por hipótese, a autoria, em Pessoa, apresenta-se como uma formulação essencialmente irônica do jogo dialético entre sujeito e objeto, bem como entre as principais categorias oposicionais problematizadas pelo fenômeno heteronímico, realidade e ficção. O objetivo da pesquisa é testar sua consistência como clave de leitura, seja para o sistema poético pessoano, seja para as suas instâncias autorais mais específicas. 

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Paola Poma

2014 – Atual: Poesia Portuguesa Contemporânea
Descrição: Este projeto pretende investigar os poetas portugueses contemporâneos a partir da década de 40. Pretende analisar o modo de criação estética e as reverberações que o texto, enquanto objeto artístico, revela do mundo histórico- social português, em especial as proximidades e/ou afastamentos referentes a ditadura salazarista. O corpus escolhido para pesquisa, além de manter os autores vinculados ao projeto anterior -, em especial os poetas Sophia de Mello Breyner Andresen e Herberto Helder, cujo imaginário se constrói numa linhagem muito diferenciada em relação aos seus pares - inclui o poeta-crítico Joaquim Manuel Magalhães, Rui Belo, Luis Quintais e Manuel de Freitas.

2013-Atual: Fernando Pessoa e o modernismo
Descrição: Fernando Pessoa, para além da criação do fenômeno heteronímico, é figura central para se pensar a modernidade portuguesa em diálogo com as modernidades europeias não só em relação a linguagem poética, mas também em relação à temática referente ao novo lugar em que se insere o sujeito moderno: cindido, desdobrado e em vias de desaparecer. Também vincula-se a este tema a descrença no mundo, espécie de niilismo sócio - cultural. Este projeto pretende não apenas estudar estas relações, mas também incluir o diálogo existente entre este poeta e seus companheiros que transitam em torno da Revista Orpheu: Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros. 

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Aposentados

Lenia Marcia de Medeiros Mongelli

2013 – Atual - Edição crítica da novela de cavalaria Crônica do Imperador Clarimundo, de João de Barros.
Descrição: edição crítica, junto com Nanci Romero, da novela de cavalaria Crônica do Imperador Clarimundo, de João de Barros, a ser publicada pela Editora Ateliê em 2015.  
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Linhas de Pesquisa: Textos, Contextos e Intertextos

Aparecida de Fátima Bueno

2014 – Atual: Escritas Pós-Coloniais
Descrição: O objetivo é pesquisar a literatura contemporânea portuguesa que revisita a guerra colonial e o fim do salazarismo.

2008 - 2013: Heterodoxias nas Literaturas de Língua Portuguesa
Descrição: A origem da palavra heterodoxia, do grego heteródoxos, tem em sua matriz uma concepção de oposição ao orthódoxos: heterodoxo é o que é não ortodoxo, que se contrapõe a uma religião ou doutrina. Na cultura portuguesa há toda uma tradição, que remonta às origens literárias, de perspectiva heterodoxa em relação ao cristianismo, e que é possível de se investigar também nas outras literaturas de língua portuguesa com as quais Portugal, por motivos históricos, mantém estreita relação. Entretanto, o conceito de heterodoxia ultrapassou o campo religioso e se estendeu também para outras manifestações doutrinárias. O objetivo desta pesquisa é a análise de construções heterodoxas nas Literaturas de Língua Portuguesa, a partir de manifestações quer literárias, quer instauradoras de outros tipos de discursos.

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Caio Marcio Poletti Lui Gagliardi

2014 - Atual: Pessoa e Pirandello: ironia e humorismo
Descrição: Esta pesquisa, no que concerne ao período de trabalhos na Università degli Studi di Roma La Sapienza , compõe parte de um projeto mais amplo, intitulado Fernando Pessoa: ironista . Nesta sua etapa específica, propõe-se a desenvolver uma análise conceitual da noção de humorismo tal como cultivado por Luigi Pirandello na organização e na constituição de sua obra, e a traçar paralelos entre ela e a noção de ironia na obra de Fernando Pessoa. Assume, assim, uma hipótese de leitura conjunta dos autores como ironistas modernos. Para tanto, abordará, nesta etapa específica, a fortuna crítica que se produziu a respeito do humorismo pirandelliano, que se encontra, em sua maior parte, restrita à consulta local na Universidade mencionada.

2012 - Atual: Bildungsromane
Descrição: Esta pesquisa pretende analisar a trajetória dos protagonistas de três romances A cidade e os Cachorros de Mario Vargas Llosa, Manhã Submersa de Vergílio Ferreira e O Ateneu de Raul Pompéia , aqui reunidos por apresentarem como núcleo temático comum a opressão sofrida por seu(s) protagonista(s) no espaço específico de um internato. O objetivo é examinar como esses ambientes se configuram como uma total institution (conceito definido por Goffman), ou seja, uma instituição de confinamento baseada em mecanismos disciplinares coercitivos que engendram, forçosamente, mortificações e degradações na formação moral de seus internados. O projeto prevê, ainda, explorar o processo de transformação desses protagonistas, que, à custa do embate com o meio e os outros, conseguem conquistar uma consciência crítica da realidade, aproximando-se do signo literário dos heróis do Bildungsromane (romances de formação). 

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Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin

Francisco Maciel Silveira

2013 – Atual: Autor por autor: A literatura e a história portuguesas à luz do teatro II
Descrição: Trata-se de um projeto de longa duração. Subordinado à linha de pesquisa Texto. Contexto. Intertexto do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flávia Maria Corradin, o Projeto Autor por Autor: A Literatura e História portuguesas à luz do teatro objetiva a) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) a vida e/ou a obra de autores portugueses; b) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) aspectos, fatos ou personagens da História portuguesa; c) a utilização de técnicas e recursos teatrais no ensino da Literatura e História portuguesas. Portanto, o Projeto desenvolve-se em duas vertentes: a) a releitura da vida e obra de autores da Literatura Portuguesa e/ou episódios e personagens da História feita por outros criadores, especialmente dramaturgos. O intuito é o de rever conceitos críticos vigentes na bibliografia crítica, em torno de autores, obras, temas, além de divulgar a dramaturgia contemporânea portuguesa; b) contribuir didática e metodologicamente para o ensino da Literatura e História portuguesas, apresentando de forma criativa a vida e obra de autores ou personagens históricos. Para esta vertente, o Projeto criou o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra, sob a direção do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flavia Maria Corradin. Conforme está concebido, e graças à sua raiz intertextual, o projeto abriga quíntupla finalidade: a) historiar a Literatura e História portuguesas a partir de peças teatrais (ou textos ficcionais) que privilegiem autores, obras, temas, episódios; b) examinar a vida e/ou a obra de um dado autor com base em diferentes textos dramáticos; c) estudar um tema literário ou histórico que, recorrente no imaginário português, foi enfocado, em diferentes épocas, por textos teatrais ou de forte cunho dramático; d) mostrar, através de work shops e apresentações em Instituições de Ensino, como o magistério da Literatura e subsidiariamente da História pode ser feito por meio de recursos e técnicas teatrais; e) a recolha de entrevistas e/ou depoimentos dos autores contemporâneos cujos títulos estão elencados no Projeto e a respeito dos quais é paupérrima ou nenhuma a bibliografia. Abrangendo o período que vai da Idade Média ao século XXI, o projeto objetiva levar o aluno a refletir criticamente em torno da Literatura e História portuguesas, oferecendo-lhe a oportunidade de percorrê-la diacronicamente à medida que lhe estuda autores, movimentos, temas, episódios, fatos. O corpus, portanto, cresce constantemente o que justifica sua reedição.

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Helder Garmes

2010 – Atual: Eça de Queirós: uma leitura cronológica de sua obra
Descrição: O intuito desse projeto é realizar uma leitura cronológica das obras de Eça de Queiros, contemplando desde os seus primeiros textos publicados na "Gazeta de Portugal" até seus textos ditos semi-póstumos (publicados parcialmente em vida) e póstumos. A ideia central é não privilegiar os gêneros na leitura das obras (romances, contos, textos de imprensa, cartas etc.), mas sim procurar relacionar cronologicamente esses textos no intuito de identificar preocupações estéticas, políticas e sociais recorrentes entre eles. Apesar de se empregar a biografia do autor para identificar a linha cronológica dos textos, não se pretende tratar de questões de ordem biográfica, mas apenas de questões que colocam em primeiro plano as ideias do escritor acerca da literatura, da arte e da realidade social e política em que vivia.

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Jose Horacio de Almeida Nascimento Costa

2011 – Atual: Literatura Portuguesa, Brasileira e a América Hispânica: horizontes dialógicos (sécs XVI-XXI).
Descrição: Estudos das inter-relações entre a literatura portuguesa, a brasileira e a hispano-americana, do período colonial ao presente. A questão do barroco ibero-americano na literatura, na arquitetura e nas artes. Capilaridade ibero-americana dos binômios barroco e vanguarda e experimentalismo e releituras da tradição na poesia ibero-americana. Estudos do cânone poético comparado nas poesias portuguesa, brasileira e hispano-americana. Cânone literário e estudos de gênero e diversidade sexual nesse contexto. José Saramago, um autor entre dois continentes.

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Lilian Jacoto

2013 – Atual: Literatura e Ética - módulo II
Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética), fundado em 2007, cujo objetivo geral tem sido a discussão de textos literários da lusofonia na perspectiva teórica da Ética. São de interesse questões relativas à constituição ética do sujeito, da autoria e da alteridade nas literaturas de Língua Portuguesa dos séculos XX e XXI. A ênfase recai sobre a Literatura Portuguesa contemporânea, embora também acolha projetos de pesquisa que trabalhem com a produção brasileira e africana numa perspectiva comparatista. No módulo II, o projeto coloca sua ênfase sobre as comunidades interpretativas agenciadoras de sentido dentro do universo da ficção. No ano de 2012, o NELLPE passou a fazer parte do LEPEM (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade). A partir de então, a proposta do grupo de estudos se conjuga com as metas do Laboratório, no que tange aos eventos, cursos e publicações programadas.

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Marcia Maria de Arruda Franco

2014 – Atual: A história dos pais de D. Sebastião em encômios e lamentos quinhentistas.
Descrição: Através da leitura dos textos poéticos e oratórios produzidos para festejar o casamento de Joana de Áustria, Princesa de Portugal, para lamentar a morte prematura do príncipe D. João Manuel, e para saudar o nascimento de D. Sebastião, é possível ouvir a história trágica dos pais deste mítico rei português, no calor da hora, em textos vazados nas formas renascentistas novas, italianistas e da antiguidade, tais como a oração fúnebre, a fala de saudação, o soneto, a ode, a carta, a écloga, a elegia em tercetos, o madrigal, a tragédia etc.. O conjunto de saudações e de elegias, produzido nas três línguas da cultura letrada então, latim, castelhano e português, nos revela a dinâmica de produção textual em quinhentos, como ato cívico e oficial, fomentado pela coroa portuguesa, numa associação, típica da sociedade de corte, entre letras e poder. Tal conjunto textual permite escrever a história das letras quinhentistas em Portugal sem deixar de lado o comprometimento político com o seu tempo nem a análise discursiva dos seus gêneros e formas como atos de fala circunstanciais, cívicos e pedagógicos. O concurso que fez D. João III para a escolha da primeira carta de amor enviada pelo príncipe, seu filho, à princesa, relatado na célebre anedota quinhentista, apresenta aspectos da prática poética coeva, como a condição não autoral do ofício de escritor e a participação da poesia na história política quinhentista, através de concursos públicos. Tais peculiaridades da prática letrada quinhentista, numa perspectiva histórico cultural, com exame da discursividade dos textos e da materialidade dos suportes impressos e manuscritos que os preservaram, serão as balizas da análise e interpretação do corpus.

 

2010 - Atual: Revisão do Trovadorismo Palaciano - Novas abordagens da História Literária
Descrição: Entendendo o trovadorismo palaciano português, a partir de meados do século XV e ao longo do XVI, como instituição da sociedade de corte ibérica, pretende-se aprofundar o estudo acerca da performance, inerente à circulação oral e em movência, por meio de pequenos ou grandes espetáculos, nos autos de Gil Vicente, nas trovas do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, nas trovas de Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda, nas redondilhas de Camões, etc. Ao dimensionarmos as trovas palacianas no contexto da poesia oral e em performance, será possível conhecer a funcionalidade, o conceito poético, e a vitalidade desta manifestação artística, mesmo depois da introdução da imitatio e da maneira italiana ou renascentista, de um ponto de vista histórico, com o foco nos Tempos Modernos, do reinado de D.Afonso V ao de D. Sebastião. Objetiva-se empreender, de forma descontínua, por meio da orientação de variados projetos de pesquisa, uma revisão da história literária oficial do trovadorismo palaciano, na qual se privilegia não apenas a sua face humanista, que se afasta da música, embora não da performance, produzindo trovas para serem declamadas sem o acompanhamento musical, mas também a sua face poético-musical, cuja funcionalidade como instituição da sociedade de corte seria promover a curialização da nobreza de armas portuguesa, cultivando-a por meio das letras e das artes. Deste modo interessa caracterizar, no corpus do trovadorismo palaciano, tanto as formas poéticas, a sua retórica discursiva e dialógica, a ilustração da língua portuguesa, por meio de traduções e glosas de textos antigos, como a representação dos tipos que circulam na sociedade de corte, tais como o trovador, o cortesão, a dama, o príncipe, o nobre de armas, o navegador, o judeu, o árabe, o clérigo, o doutor, o diabo, os anjos, os velhos, a criança, etc.

 

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Marlise Vaz Bridi

2013 - Atual: Questões Identitárias no plano estético: autoras na Literatura Portuguesa.
Descrição: As questões de gênero e as questões identitárias estão intimamente imbricadas, ou melhor, as primeiras são uma dimensão forte das segundas por estas serem mais abrangentes. Por outro lado, quando tais questões têm por escopo estudar e investigar como elas se dão no ambiente estético, mais especificamente, em relação à criação literária realizada por mulheres, tornam-se objetos privilegiados de investigação, pois mostram como essas três dimensões (a do gênero, a da identidade e a da expressão estética) se inter-relacionam e constituem umas às outras, tanto na afirmação de semelhanças como de diferenças no plano geral da criação literária de uma época. Embora a pesquisa não se limite ao período da literatura portuguesa contemporânea, com mais frequência centra-se na produção da segunda metade do século XX e do início do XXI por ser o período em que a produção literária de autoria feminina mais se expandiu, fato sem dúvida vinculado a condições sociais e históricas da contemporaneidade.

2011 – Atual: Imagens do Professor nas Literaturas de Língua Portuguesa

Descrição: O projeto investiga, em obras ficcionais escritas em língua portuguesa, a presença da figura do professor, para verificar quais os papéis exercidos por essa personagem nas respectivas tramas ficcionais, contextualizada no tempo e no espaço em que atua como contrapartida da imagem social que tem tido nas respectivas sociedades e culturas de seus países. 

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Monica Muniz de Sousa Simas

2013 – Atual: Literatura de Macau I
Descrição: Este projeto tem por objetivo fazer a coleta, descrição e análise de obras literárias de língua portuguesa, relativas a Macau bem como a reprodução de textos de circulação restrita,sobre a crítica literária de Macau com o fim de avaliar a presença portuguesa na Ásia. Nesse primeiro módulo serão estudadas, descritas e analisadas a obra de sete autores: José dos Santos Ferreira, Deolinda da Conceição, Henrique de Senna Fernandes, Luís Gonzaga Gomes (prosa) e Alberto Estima de Oliveira, Fernanda Dias e Yao Jingming. Este projeto vincula-se às pesquisas do Grupo (Pt. Oriente) Portugal e o Oriente: literaturas, línguas e culturas, certificado no CNPq e liderado por Monica Simas e Ho Yeh Chia.. 

2013 – Atual: Literatura Portuguesa e o Contemporâneo: vozes e olhares
Descrição: Do final do século XX pra cá, deixou de haver, no campo literário, escolas definidoras de um determinado padrão literário. A pluralidade encerra, hoje, uma dificuldade aos estudiosos da literatura ao mesmo tempo que revigora plataformas sociais e perspectivas de criação. Este projeto tem como objetivo principal descrever parte da pluralidade de vozes e olhares que atuam na literatura portuguesa contemporânea, identificando seus vínculos sociais, ideológicos e estéticos. Este Projeto faz interface com Grupo de Pesquisa "Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa", certificado pelo CNPq e liderado pelas Professoras Ida Alves e Márcia Manir. 

2011 – 2013:  Literatura – Mundo
Descrição: No âmbito de um projeto concebido no Consórcio Institute for World Literature (IWL), liderado pela Universidade de Harvard, buscar-se-á produzir um conjunto significativo de materiais no âmbito da Literatura - Mundo em português. Esses materiais incluem a Antologia de Literatura - Mundo em Português.

2010 – 2013: Orion Orientalismo português na literatura e outras artes (séculos XIX-XX)
Descrição: Portugal tem uma longa tradição nas escritas de viagens relacionadas aos Descobrimentos desde o século XVI. Orientalismo como uma estética europeia (séculos XIX e XX) - Orientalismo e império - Estudos inter-artes: Representações do Extremo Oriente - Escritas de Viagem - Macau na escrita

2009 – 2013: Macau na escrita. Escritas de Macau
Descrição: Reunindo estudos literários relacionados a Macau, este projeto desenvolve relações existentes entre migrações, (re)configuração dos espaços e de identidades. Caracterizada por Christina Miu Bing Cheng (1999) como uma Janus cultural, a região de Macau é herdeira de um legado cultural matricialmente duplo, permeada de contatos dialógicos que se revelam nas construções simbólicas e de sentido do fenômeno literário. Ele está vinculado a um projeto internacional "Orientalismos", coordenado pela professora Ana Paula Laborinho da Universidade de Lisboa e do qual fazem parte pesquisadores de Portugal, Macau, França, Inglaterra e Brasil. Por sua vez, este projeto agrega atualmente os seguintes subprojetos: "Poetas de Macau", em que se pretende estudar as obras de Alberto Estima de Oliveira, de Fernanda Dias, de Yao Jingming e de Kit Kellen; "Crônicas de Macau", com incidência sobre as obras de Carlos Morais José e ... Luís Gonzaga Gomes; "Ocidente/oriente", em que o binômio será examinado à luz de obras artísticas em interface com a literatura na busca de um entendimento sobre o fenômeno da (pós)modernidade, e, por fim "Espaços da cidade na obra de Henrique de Senna Fernandes", uma construção de repertório para a memória da cidade.

2008 - 2013: Literatura Portuguesa e o Contemporâneo: paisagens, vazios e afetos
Descrição: Esse projeto tem como objetivo principal estudar o fenômeno literário em relação à contemporaneidade a partir de sua abrangente constituição conceitual. O mapeamento da discussão acerca da contemporaneidade será feito através de três vetores principais: paisagens, vazios e afetos. As paisagens envolvem territorializações e desterritorializações do fenômeno literário, constituição dos espaços e dos sujeitos nos espaços, abrangendo autores, obras e crítica. Os vazios correspondem a incorpóreos, silêncios, invisibilidades e virtualidades em suas tensões opostas: sons, imagens, matéria e corpo. Os afetos dizem respeito a relevantes relações de complementaridade das constituições identitárias e (re)articulações dos desejos. Através desses três vetores buscar-se-á ler a produção textual de língua portuguesa a partir da década 80 do século XX.

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Aposentados

Maria Helena Nery Garcez

2014 – Atual: O estilo sublime o estilo humilde e outros estilos
Descrição: O estilo humilde ou baixo, nos tratados de retórica da Antiguidade, estava restrito ao gênero cômico, a textos comerciais ou a pendências jurídicas. Com o advento do cristianismo e sua expansão pelo Império Romano no Oriente helenizado, no decorrer dos séculos, ocorreram mudanças profundas de valores e mentalidades e a tradicional divisão foi-se modificando, dando lugar ao surgimento de algo novo: o sublime no humilde. Estudar diacronicamente os estilos em textos poéticos,narrativos e dramáticos da Literatura Portuguesa e Brasileira até a época contemporânea é o objetivo deste projeto.

2009 - 2013: A Diversidade das Poéticas e a Dinâmica dos Gêneros.
Descrição: Há poéticas geracionais e individuais, devedoras à tradição,criadoras de tradição, conteudistas, formalistas, que se manifestam com uma diversidade infinita. Visa-se estudar tal diversidade numa perspectiva diacrônica da Literatura Portuguesa, salientando as que nela deixaram sulcos mais profundos. Os gêneros praticados na mesma Literatura têm sofrido visíveis mutações. Visa-se detectar suas dinâmicas mutações e, muitas vezes, a simbiose ocorrida entre eles.. 

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Raquel de Sousa Ribeiro

2014-Atual: Identidade e suas figurações no tempo e no espaço
Descrição: O projeto propõe-se estudar a identidade pessoal e/ou nacional bem como suas crises, suas perdas e reconstruções, decorrentes das diferentes transformações ocorridas no espaço e no tempo.  Buscar-se-á examinar esses elementos e as relações que se estabelecem entre eles e a linguagem que os expressam, entre eles e a realidade histórica, social e cultural pertinente a cada momento e a cada espaço em que os sujeitos e objetos se inserem e interagem.  É intenção do projeto, ainda, estudar os diferentes elementos técnicos que se relacionam com a construção, desconstrução e reconstrução das identidades dos diferentes sujeitos (personagens, narradores, narratários, sujeitos poéticos, leitores, nacionalidades) que intervêm nas obras artísticas com base em diferentes teóricos. Entre eles destacamos os seguintes: Bakhtin, Iser, Jauss, Debord, Baudrillard, Hutcheon, Lyotard, Spitzer, Maingueneau, Giddens, Auerbach, Bhabha, Hall. Com base nesses e em outros autores, buscar-se-á aplicar técnicas de análise e interpretação  de valor reconhecido e tentar equacionar outras, a partir do encontro delas com as  peculiaridades de cada obra e de cada autor. Por outro lado, todos estes aspectos estudados em particular e em interação com os demais participantes do projeto, orientandos e alunos de pós-graduação, estimulam a reflexão e produzem efeitos no ensino e na aprendizagem dos envolvidos e nos seus alunos e leitores, no presente e no futuro. O corpus a ser utilizado será composto de textos da literatura portuguesa, em seus diferentes momentos e respectivos espaços, individualmente ou em relação com outros pertencentes ao mesmo  ou a outros sistemas semióticos, em especial os visuais. Serão retomados os textos dos projetos anteriores, tais como José Rodrigues Miguéis, José Saramago, Lídia Jorge, Lobo Antunes, Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, na medida em que se revele apropriada esta perspectiva de estudo. Acrescentam-se as obras de Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe e outras que mostrarem relevância para o estudo aqui proposto.

 



Dr. Radut Consulting