Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Professora livre-docente da área de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (2011). Pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2012) e no CRIA-ISCTE (2017-2018). Atua principalmente nas seguintes grandes áreas: poética, retórica, literatura portuguesa antiga, literatura brasileira colonial, prosa e poesia dos séculos XVI e XVII, Antonio Vieira.
2020 - Atual As Reflecçoens declarativas do procedimento do Arcebispo de Goa (1725). Um escrito ligando quatro partes do mundo
Descrição: Nosso principal objetivo é analisar o documento manuscrito escrito na Bahia em 1725, intitulado Reflecçoens declarativas do procedimento do Arcebispo de Goa, o qual trata de polêmicas havidas na Índia entre o Arcebispo de Goa, D. Inácio de Santa Teresa, e as diversas ordens religiosas ali atuantes, especialmente a Companhia de Jesus. Essa análise destaca a estruturação retórica do manuscrito (argumentos, disposição, elocução) e identifica as formulações linguísticas que propiciam o entendimento recíproco das configurações literárias entre domínios portugueses geograficamente distantes (tradução mútua de termos indiáticos, africanos e brasileiros). Discute também o gênero polêmica religiosa, localizando a condição do público leitor, não anônimo mas pertencente aos estratos administrativos e eclesiásticos do império e fixando as instituições autorizadas de saber e escritura em que os manuscritos da polêmica podiam circular em finais do século XVII e princípios do XVIII, tanto no Brasil como no Estado da Índia, quais sejam, as academias, os colégios e as universidades.
2022 - Atual Épica: gênero misto por excelência
Descrição: Como membro do Grupo de Pesquisa 1 do CIMEEP - Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos - desenvolvo a pesquisa supracitada que tem por objetivo.