TÁGIDES - Revista de Literatura, Cultura e Arte Portuguesas

​​​​​​​

TÁGIDES (Revista de Literatura, Cultura e Arte Portuguesas) é uma revista, em número único, especial e impressa,  do Programa de Pós- Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo. Este número objetiva problematizar os paradigmas normativos com que tem  sido feita a história da literatura portuguesa, nos últimos 200 anos. A intenção é relativizar historicamente algumas categorias que têm sido tomadas como universais para a compreensão do fenômeno literário, tais como “autoria”, “originalidade”, “genuinidade”, “genialidade”, “obra”, “estilo de época”, “estética” dentre outras, na medida em que sejam compreendidas à luz da Nova Filologia e de uma perspectiva trans-histórica e multicultural.  Esta reflexão possibilita outra descrição da história das letras portuguesas, da Matéria Cavaleiresca a Gil Vicente, da Aljamia portuguesa a Manuel Pires de Almeida, de Sá de Miranda a Fernando Pessoa, menos projetiva de valores instituídos por uma configuração romântica da história literária.
Compõe-se de sete secções tematicamente conexas e abertas à colaboração pública: MOTE, apresentação do tema central e das partes do número; GLOSAS, ensaios sobre a temática do número; VARIAÇÕES, temas correlatos; TRADUÇÃO de artigo clássico relacionado ao tema 1 e/ou 2; DOCUMENTO, inéditos ou reedições, imagens, impressos antigos ou manuscritos; FICÇÃO, texto ficcional relacionado ao tema 1 ou 2, inédito ou não; CODA, resenhas de livros relacionados aos temas ou não; notícias gerais; regras, prazos e chamadas para envio de artigos e colaborações para os números seguintes.

Direção executiva e científica Marcia Arruda Franco

TÁGIDES 1

• SUMÁRIO
  • MOTE
  • REVISÃO DA HISTÓRIA DA LITERATURA & NOVA FILOLOGIA, Marcia Arruda Franco e Marcello Moreira.
  • GLOSAS
  • UMA NOVA FILOLOGIA PARA GIL VICENTE. UMA LEITURA DO AUTO DA FEIRA PELO PRÓLOGO, António Américo Lindeza Diogo;
  • VARIANTES TEXTUAIS & HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. AS VARIANTES LINGUÍSTICAS EM A BARCA DO INFERNO DE GIL VICENTE, Ana María García Martins;
  • PULSAÇÕES DO IMPÉRIO: ALJAMIA PORTUGUESA & A NOVA FILOLOGIA, Vincent Barletta;
  • FERNANDO PESSOA & O ORIGINAL PERDIDO, Fernando Cabral Martins;
  • A HISTÓRIA DA LITERATURA PORTUGUESA. PARADIGMAS, IMPASSES & RETORNO, Carlos Manuel Ferreira da Cunha;
  • UMA CRÍTICA A SPAGGIARI E PERUGI, Marcello Moreira;
  • 5 VARIAÇÕES DE COMIGO ME DESAVIM, Marcia Arruda Franco.
  • VARIAÇÕES A Matéria Cavaleiresca
  • O ROMANCE ARTURIANO: CICLOS & LINHAGENS, José Carlos Miranda;
  • os livros de cavalariaS portugueses DOS SÉCULOS XVI E XVII, Aurelio Vargas Diaz-Toledo.
  • TRADUÇÃO: INTERTEXTUALIDADE & MOVÊNCIA, Paul Zumthor, tradução de Marcia Arruda Franco.
  • DOCUMENTO: DO ROMANÇO, OU LIVRO DE BATALHA E DOS LIVROS DE CAUALLARIA, de Manuel Pires de Almeida, por Adma Fadul Muhana e Flávio Reis.
  • FICÇÃO: JÓ NA ALDEIA AÉREA, Almeida Faria, por Lilian Jacoto.
  • CODA
  • RESENHAS
  • JESÚS D. RODRÍGUEZ-VELASCO, Ciudadanía, soberanía monárquica y caballería. Poética del orden de caballeria, por Lênia Márcia Mongelli;
  • VÍTOR AGUIAR E SILVA, Jorge de Sena e Camões – Trinta Anos de Amor e Melancolia ,por José Cândido de Oliveira Martins;​​​​​​​
  • CARLOS MANUEL FERREIRA DA CUNHA, A Construção do discurso da história literária na literatura portuguesa do século XIX, por Helder Garmes.