O programa dispõe, atualmente, de quatro linhas de pesquisa:
Cânones: tradições / reconfigurações
Estudos da história da Literatura Portuguesa, a partir de suas tradições, com ênfase em releituras e reconfigurações do cânone, com a finalidade de augurar novas possibilidades historiográficas e interpretativas.
Docentes: Adma Fadul Muhana, Annie Gisele Fernandes, Aparecida de Fátima Bueno, Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi, Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin, Helder Garmes, Marcia Maria de Arruda Franco e Paola Poma.
Diálogos e Conexões: outras artes, saberes e cenários
Estudos do corpus da Literatura Portuguesa em suas relações dialógicas e conectivas com outros campos artísticos e epistemológicos, na pluralidade de cenários pelos quais se evidencia a cultura portuguesa.
Docentes: Annie Gisele Fernandes, Aparecida de Fátima Bueno, Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi, Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin, José Horácio de Almeida Nascimento Costa, Marcia Maria de Arruda Franco e Marlise Vaz Bridi.
Estudos de gênero: vozes emergentes
Estudos sobre novas configurações autorais e textuais da Literatura Portuguesa, considerando a emergência de vozes femininas e LGBTQIA+, tanto no universo contemporâneo como na história literária.
Docentes: José Horácio de Almeida Nascimento Costa, Marlise Vaz Bridi e Paola Poma.
Criação literária e crítica criativa
Estudo das comunidades de autores e leitores ficcionais, produtos textuais e laboratórios que propiciem o exercício da escrita e crítica criativas.
Docentes: Adma Fadul Muhana, José Horácio de Almeida Nascimento Costa e Lilian Jacoto.
Antigas linhas de pesquisa do Programa (vigentes até 2020):
Poéticas de Expressão Portuguesa
Dedicada a desenvolver estudos e reflexões sobre as estéticas e o fazer literário numa perspectiva sincrônica ou diacrônica, esta linha acolheu projetos ligados à lírica, desde os primórdios à contemporaneidade; relações com autores e poetas de outras nacionalidades de expressão portuguesa; teorias estéticas e estudos de gêneros numa perspectiva crítica da historiografia literária.
Textos. Contextos. Intertextos
Voltada para estudos da produção e recepção da Literatura Portuguesa em suas relações dialógicas com o contexto, bem como com outros sistemas semióticos e discursivos. Esta linha agrupou projetos de transdisciplinaridade, na medida em que estabeleceu relações com outros campos do saber, como a História, a Filosofia, a Música, a Arquitetura, a Ética, as Artes Plásticas, a Psicanálise, a Imagologia, as Relações Internacionais, bem como com Literaturas de outras expressões: neo-latinas, anglo-saxônicas, orientais.