foto horacio costa

 

​​​​​​​Docente do programa

 

e-mail: 

horaciocosta23@hotmail.com

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Professor universitário e poeta com vários livros de criação e crítica literária publicados em diversas línguas; sua poesia está traduzida para a línguas espanhola, inglesa, francesa, catalã, alemã, sueca, italiana, holandesa, macedônia, romena e búlgara. Seus mais recentes livros de poemas foram: Ravenalas (2008); Ciclópico Olho (2011); Bernini (2013), Ravenalas y otros poemas (Buenos Aires, 2013), 11/12 - Onze Duodécimos (2014), A hora e vez de Candy Darling (2016), Duas ou três coisas airadas (2018) e Satori ? 30 anos, 2019. Recebeu o prêmio da APCA (Associaçâo Paulista de Críticos de Arte), em 1990, pela organização do encontro internacional que gerou o livro A palavra poética na América Latina (1992). Defendeu tese de doutoramento original sobre José Saramago em 1994 ("José Saramago: O período formativo", publicado em 1997 em Portugal, em tradução ao espanhol, em 2003 no México, e em re-edição de 2020, no Brasil). Em 1993, recebeu a "Distinción Universidad Nacional para Jóvenes Académicos" em "Aportación Artística y Extensión de la Cultura", outorgada pela Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM, da qual era professor na Faculdade de Filosofia e Letras ("Colegio de Letras Hispánicas"). Foi membro do júri de vários prêmios internacionais, inclusive o da FIL-Guadalajara (2013 e 2014) e presidente do júri do Prêmio Octavio Paz de Poesia e Ensaio (2000). Foi, também, presidente da ABEH - Associação Brasileira de Estudos de Homocultura no biênio 2006-2008. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Artes - New York University (1983), mestrado em Filosofia - Yale University (1986), mestrado em Artes - Yale University (1986) e doutorado em Filosofia (PhD), Yale University (1994). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, especialmente em poesia e no estudo do cânone poético das línguas portuguesa e espanhola, e em estudos comparativos Portugal, Brasil e América Hispânica. Traduziu poetas modernos centrais, como Octavio Paz, José Gorostiza, César Vallejo e Elisabeth Bishop. Morou vinte anos fora do Brasil, fixando residência em diversos países como EUA, Espanha, Portugal e México, onde foi professor-titular da mencionada Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM. Retornou ao Brasil em 2001 para dar aulas como professor de tempo completo na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desde 2020 é professor livre-docente (Associado) em dita FFLCH-USP. Seu livro Bernini foi o vencedor da 56ª edição do Prêmio Jabuti na categoria poesia, em 2014. Ocupou as cátedras "Alfonso Reyes", de El Colegio de México e "José Saramago", da Facultad de Filosofía e Letras das UNAM. É membro do "Centro de Humanidades - CHAM" da FCSH da Universidade Nova de Lisboa no projeto "Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos", e do "Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa", da Universidade do Porto, Portugal, no projeto "Intersexualidades". Tem mais de 50 ensaios em revistas acadêmicas e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da FFLCH-USP (2018-20). Em 2020 foi selecionado com a bolsa CAPES-PRINT/USP na categoria "Visitante Sênior" para permanecer um semestre na FFyL-UNAM em 2021, para desenvolver a pesquisa "Livros e autores portugueses na Nova Espanha e no México Independente 1550-1810", que fora objeto de sua estância de pós-doutoramento nessa mesma universidade em 2017.

 

 

linha de pesquisa dialogos

 

projeto de pesquisa

 

2011 - Atual Literatura Portuguesa, Brasileira e a América Hispânica: horizontes dialógicos (sécs XVI-XXI)

Descrição: Estudos das inter-relações entre a literatura portuguesa, a brasileira e a hispano-americana, do período colonial ao presente. A questão do barroco ibero-americano na literatura, na arquitetura e nas artes. Capilaridade ibero-americana dos binômios barroco e vanguarda e experimentalismo e releituras da tradição na poesia ibero-americana. Estudos do cânone poético comparado nas poesias portuguesa, brasileira e hispano-americana. Artes, vieses e registros barrocos e obras de autores portugueses contemporâneos (e.g. Ana Hatherly e José Saramago). A presente pesquisa é realizada em colaboração com o CHAM-Centro de Humanidades, da Universidade Nova de Lisboa, do qual sou membro ativo desde 2015, o qual recebe apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia de Portugal. A partir de 2021, este Projeto será transferido para a nova Linha de Pesquisa "Diálogos e Conexões: Outras artes, saberes e cenários".

 

linha de pesquisa genero

 

projeto de pesquisa

2012 - Atual Homoerotismo e Cânone Literário

Descrição: As literaturas de língua portuguesa contam-se entre as últimas a reconhecer um lugar vacante em sua arquitetura canônica: a ausência o registro da palavra homoerótica. Em Portugal, o episódio da ?Sodoma divinizada?, protagonizado por Pessoa e Raul Leal na década de 1920, colocou em cheque essa obnubilação que cuidadosamente o extirpou os intentos de construção do cânone literário no séculos XIX e XX; muito antes do que no Brasil, no qual tal se dá a bem dizer em nossa contemporaneidade, a partir dos anos ?60 e com a obra de Roberto Piva. Este projeto de pesquisa busca esclarecer, por um lado, o porquê dessa decalagem com relação às literaturas ditas centrais (francesa, inglesa, americana), e mesmo de alguns mais próximas à realidade brasileira (como a mexicana); por outro, recupera e analisa o vigor com o qual tal registro se fez presente no ?arquivo?, que não na construção canônica, até os nossos dias, em Portugal e no Brasil, desde a Idade Média, com o cancioneiro escarninho, passando por Camões, até o Naturalismo, quando volta a apresentar-se nos romances Bom Crioulo e O Barão de Lavos, de Adolfo Caminha e Abel Botelho, respectivamente. Para tanto, ensaios serão elaborados concernentes a ambos esses vetores. Finalmente, parte desse esforço hermenêutico é a produção de uma série de ensaios auto-interpretativos, com o que atualizo os tópicos analisados nesses ensaios, no sentido de avaliar tanto a importância temática do homoerotismo em minha produção poética, desde 1981 (ano de meu livro de estreia, 28 poemas 6 contos), em termos de sua dinâmica escritural, como a ausência desse vetor analítico na recepção crítica que a mesma augurou. Vinculado até 2020 à Linha de Pesquisa Textos, Contextos, Intertextos do PPG-LP, a partir de 2021 será transferido para a nova Linha de Pesquisa "Estudos de Gênero: Vozes Emergentes".

 

 

linha de pesquisa criação literaria

 

projeto de pesquisa

2021 - Atual Criação literária (poesia)

Descrição: Criação literária e crítica criativa (Correspondente à Linha 4 das Linhas de Pesquisa dp Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa a partir de 2021) . O projeto centra-se na criação individual de poesia autoral em conexão com os alunos da Faculdade de Letras da USP, muitos dos quais acompanham a minha criação literária e são poetas e/ou escritores criativos iniciantes. Sou poeta com o primeiro livro publicado há 40 anos (1981) e continuo a produzir e ensinar poesia. Poemas de minha autoria foram traduzidos e publicados em 11 línguas (espanhol catalão, italiano, francês, inglês, alemão, holandês, sueco, romeno, macedônio, búlgaro), em vários países (México, Argentina, Venezuela, Peru, Espanha, República Dominicana, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Itália, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Suécia, Macedônia, Bulgária, Romênia) e tenho 12 livros de poesia publicados no Brasil e 8 no exterior, além de haver organizado duas antologias de poesia brasileira (nos Estados Unidos e no México). Fui membro do juri de alguns dos mais importantes prêmios literários da atualidade. Toda esta expertise em criação poética, reconhecida nacional e internacionalmente, refletem-se em minha atuação como um poeta na academia, no ensino e na pesquisa sobre literatura. Além do contato com alunos-poetas, as atividades desta novel linha de pesquisa se exemplifica no curso que ministro no PPG-LP, "O Poema Moderno: Leituras e Interseções", que visa aproximar a escritura crítica da criativa e já teve uma edição (2014) e, presentemente, tem um segundo volume por publicar-se em 2021, ambos compostos em conjunto com os estudantes do curso.