Data: 19 a 21 de setembro de 2012
Objetivo:
Promover o encontro de cientistas que elegeram os estudos das produções culturais dos países de expressão em língua portuguesa e seus possíveis diálogos, com o objetivo de fomentar, investigar e divulgar os resultados de estudos em torno dos temas que afloram da pesquisa com livro Amor de Perdição, com a sua significativa fortuna crítica, com o restante da obra de seu autor e com o tempo em que foi escrito. Além disso, pretende-se ampliar dentro das universidades parceiras deste projeto, o fórum para a discussão - entre docentes e discentes - de questões pertinentes aos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, tendo por tema o livro mencionado, que é um importante objeto para o estudo da historiografia da literatura e de disciplinas afins, como sociologia, história, etc.
Coordenação: Prof. Dr. Paulo Fernando da Motta de Oliveira, da FFLCH/USP.
Promoção: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e CELP (Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), da FFLCH/USP.
Co-Promoção: Universidade Federal Fluminense, Real Gabinete Português de Leitura e Universidade do Minho.
Programa
19/09/2012 – 4ª feira
ABERTURA
10h/11h30 – Camilo Castelo Branco para além do romantismo – sala 260
Coord: Paulo Motta Oliveira (USP)
- Isabel Pires de Lima (Universidade do Porto): "Ainda o fantasma do naturalismo em Camilo (O Sr. Ministro)"
14h/16h30 – A crítica social camiliana – sala 260
Coord: Maria Helena Santana (Universidade de Coimbra)
- Hélder Garmes (USP): "Coração, cabeça, estômago, consciência e capital"
- Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho): "Quando dizer não é dizer sim. Sobre Jerónima (As Três Irmãs)"
- Sérgio Nazar David (UERJ/CNPq): "Mimese e moral em Camilo Castelo Branco"
- Rosemary da Silva Granja (UNESA): "Brasileiros e Portugueses – todos fora do lugar: a imagem do brasileiro torna-viagem na ficção camiliana"
17h/19h30 – Camilo e seus contemporâneos – sala 260
Coord: Pedro Schacht Pereira (The Ohio State University)
- Ida Alves (UFF): "Camilo e Castilho, ao correr da pena"
- Maria Helena Santana (Universidade de Coimbra): "Paixão e razão na retórica sentimental: Amor de Perdição"
- Daniel Pires (Centro de Estudos Bocageanos): "A Questão da Sebenta"
- Mirhiane Mendes de Abreu (UNIFESP): "A carta insinuada: a narração do amor em Amor de Perdição e Lucíola"
20/09/2012 – 5ª feira
8h/9h30 – Camilo entre filósofos e gêneros – sala 266
Coord: Mirhiane Mendes de Abreu (UNIFESP)
- Adriano Lima Drumond (Doutorando USP/Professor UESPI): "Camilo e o perspectivismo nietzschiano"
- Ana Luísa Patrício Campos de Oliveira (Doutoranda USP): “Camilo e Rousseau: a crítica social sob a perspectiva do „bom selvagem‟ ”
- Luciene Marie Pavanelo (Doutoranda USP): “Vinte Horas de Liteira, de Camilo: literatura de viagem ou viagem pela literatura?”
10h/12h – Figuras históricas na narrativa camiliana – sala 266
Coord: Maria de Fátima Marinho Saraiva (Universidade do Porto)
- Annie Gisele Fernandes (USP): "Camilo Castelo Branco, o Oitocentos e as revivescências messiânicas"
- Anamaria Filizola (UFPR): “ 'Pois quem vos matou, meu formoso?': Camilo Castelo Branco e o sermão das exéquias de D. Sebastião"
- Marcia Arruda Franco (USP): "Camilo, leitor de Sá de Miranda"
14h30/16h30 – A modernidade de Camilo – sala 266
Coord: Isabel Pires de Lima (Universidade do Porto)
- Paulo Franchetti (UNICAMP): "Tal perdição, qual amor?"
- Maria do Rosário Lupi Bello (Universidade Aberta): "Mistérios de Lisboa: a narrativa como experiência e acontecimento"
- Maria Theresa Abelha Alves (UFRJ): "Camilo Castelo Branco em páginas de Mário Cláudio"
17h/19h – Olhares diversos sobre Camilo – sala 266
Coord: Ida Alves (UFF)
- Marcelo Sandmann (UFPR): "O Futuro: um periódico luso-brasileiro"
- Jorge Valentim (UFSCar): "Notas de uma „Sinfonia Offenbachiana‟: breves reflexões em torno de Camilo Castelo Branco e a ópera em Portugal"
- Otávio Rios (UEA): "Raul Brandão, leitor de Camilo"
21/09/2012 – 6ª feira
8h/9h30 – Camilo e os estudos comparados – sala 266
Coord: Rosemary da Silva Granja (UNESA)
- Jorge Filipe de Araújo da Ressurreição (Mestrando Universidade de Lisboa): “Mariana ou a tragédia do conhecimento”
- Andréa Trench de Castro (Doutoranda USP): “Camilo Castelo Branco e Eugène Sue: uma viagem pelos mistérios”
- Vicente Luís de Castro Pereira (Doutorando USP): “Ideia fixa e comédia humana: o culto camoniano na perspectiva de Camilo Castelo Branco”
8h/9h30 – O Amor de Perdição e o acervo camiliano – sala 261
Coord: Raquel S. Madanêlo Souza (UNIFESP)
- Moizeis Sobreira de Sousa (Doutorando USP): “Amor de Perdição no século XXI”
- Tatiana de Fátima Alves Moysés (Doutoranda USP): “Literatura como crítica social em Amor de Perdição”
- Fabiano Cataldo de Azevedo (Mestrando UFRJ): “Traços da arqueologia de uma camiliana do Real Gabinete Português de Leitura”
10h/12h – Recursos estéticos da ficção camiliana – sala 266
Coord: Patrícia da Silva Cardoso (UFPR)
- José Cândido de Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa): "Camilo Castelo Branco e a evolução do romantismo português – funcionalidade da estratégia parodística"
- Maria de Fátima Marinho Saraiva (Universidade do Porto): "A retórica do amor e da (in)felicidade em Camilo Castelo Branco"
- Osmar Pereira Oliva (Unimontes): "Procedimentos carnavalizantes em A brasileira de Prazins"
14h30/16h30 – Para além do romance camiliano – sala 266
Coord: Maria do Rosário Lupi Bello (Universidade Aberta)
- Pedro Schacht Pereira (The Ohio State University): "Da abstinência como virtude filosófica: o filósofo de trazer por casa em Camilo Castelo Branco"
- Raquel S. Madanêlo Souza (UNIFESP): "Camilo e a Renascença Portuguesa"
- José Carlos Seabra Pereira (Universidade de Coimbra): "Um inquietante legado camiliano: a questão do mal e da justificação"
17h/19h – Camilo, um escritor imortal – sala 266
Coord: Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho)
- Paulo Motta Oliveira (USP): "Amor de Perdição no Brasil"
- Patrícia da Silva Cardoso (UFPR): "Camilo e as coisas espantosas"
- Maria Cristina Simon (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3): "Tempo e espaços do amor e da perdição"