Data: 26 a 30 de março de 2012
Objetivo:
• Identificar a dupla sensação (triunfalismo e desassossego) sentida pelo homem europeu dos finais do século XIX e os princípios do século XX;
• compreender o contexto sócio-cultural que caracterizou o final do século XIX e início do século XX;
• justificar a importância do Saudosismo, na configuração de algumas das linhas temáticas essenciais do Modernismo;
• dilucidar a relação dialógica do Modernismo português com a crise do Positivismo;
• explicitar o modo como Pessoa encarou a orientação estética da moderna literatura portuguesa;
• explicar o pressuposto teórico segundo o qual o sujeito pessoano se pluralizou artística e literariamente, em consequência mediata de um contexto em crise;
• explicar o signo da pluralidade que identifica o sujeito pessoano, em textos teóricos e literários;
• equacionar o processo de representação do sujeito pessoano, nas suas vertentes estético-literárias fundamentais;
• descrever toda a problemática que envolve a determinação do estatuto do heterónimo e da heteronímia;
• avalizar as relações entre a poética e a poesia de cada um dos heterónimos pessoanos;
• avaliar a discursividade ideológico-literária e o alcance pragmático da revista Orpheu;
• reconhecer a contextura literária e ideológica que ora aproxima, ora individualiza os principais modernistas;
• avaliar de forma crítica problemas axiais, de índole essencialmente estético-literária, que se prendem com as implicações estético-sociais dos textos (literários e manifestatário) de índole vanguardista.
Coordenação: Profa. Dra. Lilian Jacoto (FFLCH/USP)
Vice-Coordenação: Profa. Dra. Adma Fadul Muhana (FFLCH/USP)
Ministrante(s): Dionisio Vila Maior.
Promoção: Departamento de Letras Clássicas e Vernaculas, da FFLCH/USP.
Programa
1º encontro
O MODERNISMO PORTUGUÊS E A GERAÇÃO DE ORPHEU: UMA LEITURA DIALÓGICA
1 — Europa: finais do século XIX e inícios do século XX: entre a euforia e pessimismo
1. Fatores condicionantes do pessimismo finissecular
2. Os ismos do final do século XIX e inícios do século XX
2 — O Modernismo português e a Geração de Orpheu
1. Contornos periodológicos
2. A Geração do Orpheu: dimensão ideológica e estético-literária
a. A Dualidade de discursos e o ecletismo estético
b. Valores e atitudes essenciais do Modernismo Português
c. O legado histórico-cultural e histórico-literário
2º encontro
FERNANDO PESSOA: A RACIONALIDADE ESTÉTICA
1. O contexto pós-positivista
2. Os ismos pessoanos e os ismos do Modernismo português
3. O processo de criação poética: fundamentos estético-literários
4. A heteronímia: pluridiscursividade ideológica
3º encontro
OS HETERÓNIMOS PESSOANOS: O DISCURSO NO PLURAL
1. Alberto Caeiro
a. Poética e textos essenciais
b. Uma poética paradoxal
c. Alberto Caeiro e o Modernismo
2. Ricardo Reis
a. Poética e textos essenciais
b. Ricardo Reis e o Modernismo
3. Álvaro de Campos
a. Poética e textos essenciais
b. Álvaro de Campos e o Modernismo
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