Fernando Pessoa: uma poética da mi(s)tificação

Data: 26 a 30 de março de 2012

Objetivo:

• Identificar a dupla sensação (triunfalismo e desassossego) sentida pelo homem europeu dos finais do século XIX e os princípios do século XX;
• compreender o contexto sócio-cultural que caracterizou o final do século XIX e início do século XX;
• justificar a importância do Saudosismo, na configuração de algumas das linhas temáticas essenciais do Modernismo;
• dilucidar a relação dialógica do Modernismo português com a crise do Positivismo;
• explicitar o modo como Pessoa encarou a orientação estética da moderna literatura portuguesa;
• explicar o pressuposto teórico segundo o qual o sujeito pessoano se pluralizou artística e literariamente, em consequência mediata de um contexto em crise;
• explicar o signo da pluralidade que identifica o sujeito pessoano, em textos teóricos e literários;
• equacionar o processo de representação do sujeito pessoano, nas suas vertentes estético-literárias fundamentais;
• descrever toda a problemática que envolve a determinação do estatuto do heterónimo e da heteronímia;
• avalizar as relações entre a poética e a poesia de cada um dos heterónimos pessoanos;
• avaliar a discursividade ideológico-literária e o alcance pragmático da revista Orpheu;
• reconhecer a contextura literária e ideológica que ora aproxima, ora individualiza os principais modernistas;
• avaliar de forma crítica problemas axiais, de índole essencialmente estético-literária, que se prendem com as implicações estético-sociais dos textos (literários e manifestatário) de índole vanguardista.

Coordenação: Profa. Dra. Lilian Jacoto (FFLCH/USP)

Vice-Coordenação: Profa. Dra. Adma Fadul Muhana (FFLCH/USP)

Ministrante(s): Dionisio Vila Maior. 

Promoção: Departamento de Letras Clássicas e Vernaculas, da FFLCH/USP.

Programa

1º encontro

O MODERNISMO PORTUGUÊS E A GERAÇÃO DE ORPHEU: UMA LEITURA DIALÓGICA

1 — Europa: finais do século XIX e inícios do século XX: entre a euforia e pessimismo
              1. Fatores condicionantes do pessimismo finissecular
              2. Os ismos do final do século XIX e inícios do século XX

2 — O Modernismo português e a Geração de Orpheu
              1. Contornos periodológicos
              2. A Geração do Orpheu: dimensão ideológica e estético-literária
                            a. A Dualidade de discursos e o ecletismo estético
                            b. Valores e atitudes essenciais do Modernismo Português
                            c. O legado histórico-cultural e histórico-literário

2º encontro

FERNANDO PESSOA: A RACIONALIDADE ESTÉTICA

              1. O contexto pós-positivista
              2. Os ismos pessoanos e os ismos do Modernismo português
              3. O processo de criação poética: fundamentos estético-literários
              4. A heteronímia: pluridiscursividade ideológica

3º encontro

OS HETERÓNIMOS PESSOANOS: O DISCURSO NO PLURAL

              1. Alberto Caeiro
                            a. Poética e textos essenciais
                            b. Uma poética paradoxal
                            c. Alberto Caeiro e o Modernismo
              2. Ricardo Reis
                            a. Poética e textos essenciais
                            b. Ricardo Reis e o Modernismo
              3. Álvaro de Campos
                            a. Poética e textos essenciais
                            b. Álvaro de Campos e o Modernismo

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