Jornadas de Literatura Portuguesa: A Pesquisa em Literatura Portuguesa

Data: 23 a 25 de outubro de 2012

Objetivo

Promover tanto o debate dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos discentes vinculados à área de Literatura Portuguesa, em nível de graduação, pós-graduação ou pós-doutoramento, como também divulgar os resultados parciais de pesquisas e a ampliação do fórum para a discussão de questões relacionadas à cultura portuguesa, no sentido de explorar o conjunto das potencialidades que essa cultura oferece, seja em relação aos diferentes períodos historiográficos de sua literatura, desde o medievo até a contemporaneidade, seja, numa perspectiva sincrônica, em relação às diversas culturas americanas, africanas e orientais onde a lusofonia se expande e afirma.

Coordenação: Profa.Dra. Aparecida de Fátima Bueno da FFLCH/USP e Profa. Dra. Lilian Jacoto da FFLCH/USP (comissão organizadora).

Ministrante(s):

Docentes externos participantes

António Preto (Escola Superior Artística do Porto) - Literatura e anacronismo em Manoel de Oliveira
Dionísio Vila Maior (Universidade Aberta de Lisboa)- Prudência e método na investigação em Literatura Portuguesa
Vera Bastazin (PUC-São Paulo)- Literatura Portuguesa: pesquisa e cognição
Maria Heloísa Martins Dias (Unesp-São José do Rio Preto) - O Enfoque da Poesia: Possibilidades Crítico- Analíticas
Sérgio Nazar David (UERJ) - Editando a correspondência de Garrett: a interdisciplinaridade em ação
Luís Maffei (UFF) - Falar com Camões em poesia contemporânea
Márcio Muniz (UFBA) - A pesquisa em Literatura Portuguesa: novas possibilidades de investigações no âmbito da dramaturgia do séc. XVI português

Discentes da USP:

1. Cibele Lopresti Costa - “Tempo, memória e subjetivação na narrativa de José Luís Peixoto”.
2. Reginaldo Parcianello - “A pessoalidade poética em Fernando Pessoa”.
3. Alex de Araujo Neiva - “Mito e linguagem: um estudo do ethos na correspondência de Fernando Pessoa”.
4. Denis Cesar da Silva –  “Os Discorsi dell’arte poética: tradução e estudo”.
5. Fabrizia de Souza Carrijo - “O mito da mestiçagem presente em A mulata, de Carlos Malheiros Dias”.
6. Bruno Cesar Martins Rodrigues - “Kid e Dama da noite: experiência do corpo em personagens de Al Berto e Caio Fernando Abreu”.
7. Ana Cristina Joaquim - “Herberto Helder, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e Antonio Maria Lisboa: aproximações e distanciamentos”.
8. Ana Carolina Corrêa Guimarães Neves - “Presença das Heroides de Ovídio no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende”.
9. Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz - “Teixeira de Pascoaes e o surrealismo português”.
10. André Yuti Ozawa - “O limiar da voz poética: entre Antero e Cesário”.
11. Tatiana Aparecida Picosque - “A faca não corta o fogo, de Herberto Helder”.
12. Phabulo Mendes de Sousa - “A tessitura poética de Adília Lopes”.
13. Fernando Ulisses Mendonça Serafim -  “Camilo Pessanha no contexto da sinologia de seu tempo: idiossincrasias”.
14. Rodrigo Lobo Damasceno - “Situação do autor na lírica moderna: Fernando Pessoa e Ezra Pound”.
15. Marcio Jean Fialho de Sousa - “Aspectos intimistas na construção das personagens queirosianas das narrativas autodiegéticas”.
16. Raquel Rosalin Fraga de Oliveira - “A ironia em jogo: análise contrastiva de Alves & Cia e Amor & Cia”.
17. Flávio Rodrigo Vieira Lopes Penteado Corrêa - “O teatro da escrita em Fernando Pessoa”.
18. Flávio Garcia Vichinsky - “Os Lusíadas de António Oliveira Salazar: A recepção do épico na escola estadonovista”.
19. Nathália Macri Nahas - “Elementos histórico-sociais na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e seu diálogo com a cultura helênica”.
20. Bruno Anselmi Matagrano - "Camilo Pessanha revisitado: O 'Verlaine Português' à luz de Stéphane Mallarmé".
21. Karina Uehara - “Lesma como lema: os animais na poesia de Adília Lopes”.
22. Daniel Cruz Fernandes -  “Literatura e Imagem em José Saramago”.
23. Rita de Cássia Ramos – “Vitorino Nemésio e João Guimarães Rosa: Travessias e Labirintos”.

Promoção: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Co-Promoção: Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa