foto 02 de dezembro de 2020 (dia 1):
foto 03 de dezembro de 2020 (dia 2):
Data: 2 e 3 de dezembro de 2020
Local: on-line
O Colóquio Bernardo Santareno, 100 anos depois: ambivalências, promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra, objetiva fomentar o debate acerca da obra de Bernardo Santareno no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento.
Tendo produzido uma vasta e variada obra teatral, Bernardo Santareno foi um dos mais importantes dramaturgos portugueses do século XX. Desde a intensidade realista das suas primeiras peças, até o teatro épico do seu segundo ciclo, passando pela poesia e pela narrativa, a obra de Santareno apresenta um amplo leque de temas e problemáticas a serem discutidos e debatidos. É nesse âmbito que o colóquio convida estudantes universitários, professores e pesquisadores para refletirem acerca das ambivalências e complexidades do legado literário santareniano.
O colóquio também promoverá o lançamento do volume 12, número 23 da Revista Desassossego, “Fingimento na Dramaturgia”, e os textos apresentados durante o evento poderão ser considerados para inclusão nesta publicação, se forem submetidos até 19 de outubro no site da revista.