Racializar a literatura portuguesa: (re)construções das identidades negras e brancas

Data: 04 a 06 de fevereiro de 2020

Objetivo

Temos flagrado cada vez mais um interesse na produção crítica das literaturas contemporâneas de língua portuguesa, em especial, aquelas endereçadas ao território português. Ao mesmo tempo, no Brasil, assistimos a um cenário positivo de visibilidade das autorias negras, tanto na poesia quanto na prosa, em variados gêneros e temáticas, que tem conquistado espaço em festivais, livrarias e currículos acadêmicos.

A intelectualidade negra brasileira, desde meados do século XX, contribui para os debates étnico-raciais que interessam não somente à crítica da formação da identidade nacional, mas também ao contexto geral global das intersecções teóricas das discussões caras aos estudos culturais e pós-coloniais. Cruzando estes dois caminhos, e se levando em conta o cenário recente de Portugal, emerge a necessidade de, nas palavras de Eduardo Lourenço, prestarmos conta da "aventura colonizadora" que sustentou o imaginário português. Embora tenha sido proferida em contexto logo imediato ao fim do Salazarismo, a premissa do debate levantada pelo filósofo português é ainda urgente: o ajuste com a identidade colonizadora lusitana deve passar pelas questões raciais.

Pensando nisso, buscamos, neste curso, apresentar produções artísticas, em especial, literárias, que destacam a contribuição formal e temática para este tema. Mobilizaremos os referenciais teóricos dos estudos étnico-raciais, como também dos estudos críticos da branquitude, a fim de entendermos as novas relações em jogo no cenário contemporâneo português. Também incluiremos as contribuições dos estudos acerca da memória e pós-memória que marcam tais manifestações.

Coordenação: Profa. Dra. Aparecida de Fatima Bueno, da FFLCH/USP.

Ministrantes: Bianca Mafra Gonçalves e Tania Mara Antonietti Lopes

Programa

 

1) Portugal: contextos históricos: Leitura de excertos de Charles Boxer, Boaventura de Sousa Santos e Eduardo Lourenço

2) Músicas e danças “negro-portuguesas”? De Tinhorão a Epalanga: Apresentando o Rap Tuga; Leitura das crônicas de Kalaf Epalanga e de seu romance Também os brancos sabem dançar, além de excertos de José Ramos Tinhorão

3) Retorno – parte I: Leitura de O Retorno, Dulce Maria Cardoso

4) Retornos? – parte II: Esse Cabelo, Djaimilia Pereira de Almeida e Essa dama bate bué!, Yara Monteiro

5) A branquitude crítica em Cadernos de Memórias Coloniais: Leitura do livro de Isabela Figueiredo

6) Pós-memória: Leitura de A gorda, de Isabela Figueiredo e A costa dos Murmúrios, de Lídia Jorge

BIBLIOGRAFIA

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