Data: 28 de julho a 06 de agosto de 2020
Objetivo
O curso tem o objetivo de abordar a presença da cidade do Rio de Janeiro na obra de Lima Barreto, onde o escritor morou toda a sua vida, sobre a qual ele tematizou, sob diversas perspectivas, em parte significativa de sua produção. Interessa particularmente focalizar quatro vieses temáticos: "espaço urbano e opressão", no qual será enfatizada a obra Recordações o escrivão Isaías Caminha, primeira publicação do autor, que discute, entre outros aspectos, a discriminação social do negro e a cidade como lugar que intensifica a condição à margem do negro e do pobre na sociedade; "paisagens urbanas e identificação íntima", em que serão demonstrados excertos de contos e romances nos quais há momentos de identificação entre personagem ou narrador, tanto positiva como negativamente, com a ambiência urbana, como registrado em Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá; "espaço público privatizado", no qual se evidenciará o ponto de vista crítico de Barreto direcionado a discutir a tendência do poder governamental de tornar determinados lugares da cidade restritos à circulação das esferas economicamente elevadas, a exemplo das crônicas "Bota-abaixo" e "Variações..."; "o subúrbio como centro do mundo", ressaltará como o escritor carioca depreende aspectos e peculiaridades dos contextos físico, social e humano da cartografia suburbana do Rio de Janeiro, como pode ser verificado na obra Clara dos Anjos.
Coordenação: Profa. Dra. Aparecida de Fatima Bueno, da FFLCH
Ministrante: Clara Avila Ornellas
Programa
1ª aula – “Espaço urbano e opressão”: introdução sobre a vida e a obra de Lima Barreto, seguida do enfoque à obra Recordações do escrivão Isaías Caminha.
2ª aula – “Paisagens urbanas e identificação íntima”: breve percurso em diferentes obras barretianas para demonstrar inter-relações entre personagens e/ou narradores com cenas e imagens da cidade, em particular no romance Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá.
3ª aula – “Espaço público privatizado”: enfoque a crônicas de Barreto nas quais se destacam críticas a distinções no espaço urbano que segmentam lugares de exclusão e de inclusão social, como demonstram as crônicas “Variações...” e “Bota-abaixo”.
4ª aula – “O subúrbio como centro do mundo”: reflexões sobre a profundidade da captação social, urbana e humana do subúrbio realizada pelo escritor, destacando, entre outras obras, o romance Clara dos Anjos.
Metodologia
O curso constituir-se-á de aulas expositivas sobre os quatro temas tratados em cada encontro, intercaladas por leituras de passagens-chave dos textos selecionados, seguidas por discussões com os participantes.
Bibliografia
ANTÔNIO, João. Lima Barreto, presença incômoda. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, p.1, 8 nov. 1994.
______. Lima Barreto, 70 anos de atualidade. O Liberal, Belém, 14 mar.1992.
______. O romancista com alma de bandido tímido. São Paulo: O Estado de S. Paulo, p. D4, 16 de março de 1996.
BARBOSA, Francisco. A vida de Lima Barreto. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Brasiliense, 1956.
______. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Brasiliense, 1956.
______. Toda crônica: Lima Barreto. Apresentação e Notas: Beatriz Resende. Rio de Janeiro: Agir, 2004, vols. I (1890-1919) e II (1919-1922).
______. Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá. São Paulo: Brasiliense, 1956.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna. São Paulo: Edusp, 2000.
BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1997.
CANDIDO. Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: ______. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
PRADO, Antonio. Lima Barreto: o crítico e a crise. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
RESENDE, Beatriz. Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora UNICAMP, 1993.
SCHWARCZ, Lilia. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SEVCENKO, Nicolau. Lima Barreto e a ‘República dos Bruzundangas’. In: ______. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Mais informações: clique aqui