Literatura Policial: uma Breve Investigação

Data: 16 a 20 de agosto de 2021

Objetivo

O curso tem como propósito a investigação da literatura policial, tendo como partida a primeira metade do século XIX. Tomaremos como base os escritos de Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle. Também, perceberemos a influência desses escritores na escrita policial desenvolvida por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro

Coordenação: Profa. Dra. Marcia Maria de Arruda Franco, da FFLCH

Ministrante: Filipe Reblin Costa

Promoção: Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.

Aula 01 e 02 – Introdução à Literatura Policial

Aula 03 – Poe: Assassinatos na Rua Morgue

Aula 04 – Conan Doyle: Um Estudo em Vermelho

Aula 05 – Pessoa e Sá-Carneiro: O caso da janela estreita, O roubo na Quinta das Vinhas e “A Estranha Morte do Professor Antena”

Bibliografia Leitura
Doyle, Arthur Conan. Sherlock Holmes Obra Completa: Volume 1. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2021.

SÁ-CARNEIRO, Mário, In: BERARDINELLI, Cleonice (Org.) Mário de Sá-Carneiro: antologia. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2015.

Pessoa, Fernando. O Caso da Janela Estreita. 1ª publ. in A Novela Policial-Dedutiva em Fernando Pessoa. Soares, Fernando Luso. Lisboa: Diabril, 1976. Disponível em: http://arquivopessoa.net/

_______________. O Roubo na Quinta das Vinhas. 1ª publ. in A Novela Policial-Dedutiva em Fernando Pessoa.

Poe, Edgar Allan. Os Crimes Da Rua Morgue: E Outras Histórias Extraordinárias. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2017.

Bibliografia Geral
BOILEAU, Pierre; NARCEJAC, Thomas. O romance policial. São Paulo: Ática, 1991.

BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. 3a. ed. Brasília: UNB, 1996.

BOURDIER, Jean. Histoire du roman policier. Paris: Éditions de Fallois, 1996.

DUBOIS, Jacques. Le roman policier ou la modernité. Paris: Éditions Nathan, 1992.

FREITAS, Ana Maria de. O fio e o labirinto: a ficção policial na Obra de Fernando Pessoa. Lisboa: Edições Colibri, 2016.

HAYCRAFT, Howard. Murder for pleasure: the Life and Times of the Detective Story. Nova Iorque: Carroll & Graf Publishers, Inc., 1984.

HERBERT, Rosemary. Whodunit?: A Who's Who in Crime and Mystery Writing. Nova Iorque: Oxford University Press, 2003.

LINS, Álvaro. No mundo do romance policial. São Paulo: Ministério da Educação e Saúde: Serviço de Documentação, 1947.

MANDEL, Ernest. Delícias do crime: história social do romance policial. São Paulo: Busca Vida, 1988.

MARTINS, Marcelo Machado. “Constituintes do gênero policial: natureza, percursos e métodos de investigação”. In: LOPES, Ivã Carlos; HERNANDES, Nilton (Org.). Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005.

SILVA, Manuela Parreira da (Edição). Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001.

JAMES, P.D. Segredos do romance policial: história das histórias de detetive. São Paulo: Três Estrelas, 2012.
SAMPAIO, Maria de Lurdes; VILAS-BOAS, Gonçalo (Org.). Ficção policial: antologia de ensaios teóricos-críticos. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (FLUP) Edições Afrontamento, 2012.

PESSOA, Fernando. Novelas Policiarias: uma antologia. Porto: Assírio & Alvim, 2017.
REUTER, Yves. Le Roman Policier. Paris: Armand Colin, 2007.

SOARES, Fernando Luso. A novela policial-dedutiva em Fernando Pessoa. Lisboa: Diabril, 1976.

Mais informações: clique aqui