Temas e mitos nas literaturas de língua portuguesa

Data: 15 de março a 14 de junho de 2014

Objetivo:

O curso sobre mitos e temas recorrentes nas literaturas de língua portuguesa pretende oferecer aos alunos de graduação em Letras e a professores da área de literatura do ensino básico uma perspectiva diferente dos estudos literários e de seu ensino. Fugindo do esquema cronológico, com sua artificial divisão em escolas estéticas (que muitas vezes confunde o alunato por não contemplar adequadamente as muitas obras divergentes dentro de um mesmo período histórico), o presente curso propõe mapear alguns dos principais tópicos que vêm servindo de matéria-prima para as composições literárias no Brasil, Portugal e países africanos de língua portuguesa desde o surgimento deste idioma na Península Ibérica.

Os mitos, com sua incomensurável carga de simbolismos e significados que atravessam tempo e espaço, e configuram o imaginário e a compreensão social das comunidades por eles atingidas, tem sido desde sempre a argamassa da criação literária. A literatura portuguesa, em especial, tem se mostrado pródiga na utilização de mitos que brotam de sua cultura ou são incorporados pelo contato com outras nações — como é o caso do sebastianismo ou do pacto fáustico —, sendo ela mesma capaz de criar seus próprios mitos, como é exemplo o saudosismo. É fácil perceber como esses temas acabaram repercutindo no espaço literário brasileiro e até hoje continuam sendo produtivos em nossa prosa e poesia. O mesmo ocorrendo nas literaturas africanas de língua portuguesa. Entretanto, o curso também contemplará novas matrizes míticas, originadas no Brasil e nos países africanos aqui estudados.

A estratégia aqui proposta já foi empregada anteriormente por dois dos coordenadores do curso, os professores Hélder Garmes e José Carlos Siqueira, na produção do livro Cultura e memória na literatura portuguesa (Curitiba: IESDE Brasil, 2009), destinado à graduação em Letras, com resultados bastante palpáveis no sentido de integrar obras de várias épocas, estilos e escolas literárias a partir de um mesmo eixo temático. Este livro, no entanto, ocupou-se apenas da literatura lusa. Propõe-se agora ampliar o escopo dessa abordagem no presente curso, procurando abarcar as várias literaturas que usam o português como base linguística.

Coordenação: Prof. Dr. Helder Garmes, da FFLCH/USP.

Ministrantes: Prof. Dr. José Carlos Siqueira de Souza, Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin, Profa. Dra. Marcia Valéria Zamboni Gobbi, Profa. Dra. Susana Ramos Ventura, Profa. Dra. Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz, Prof. Dr. Giuliano Lellis Ito Santos, Profa. Dra. Luciene Marie Pavanelo, Profa. Dra. Debora Leite David, Prof. Dr. Marcio Jean Fialho de Sousa, Profa. Dra. Carla Carvalho Alves e Prof. Dr. Nazir Ahmed Can.

Promoção: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP.