II Colóquio Des-dobras Barrocas

Links das transmissões:

31/02

Histórias movediças: a ficção biográfica setecentista sobre Gregório de Matos por Silvia La Regina (UFBA) | Coordenação: Erimar Wanderson da Cunha Cruz (IFPI)

A sacra lira de Botelho de Oliveira por Adma Muhana (USP) | Coordenação: Yuri Brunello (PPGLetras/UFC)

01/02

Neobarroco: o estado da arte por Samuel Anderson de Oliveira Lima (UFRN); Leila Tabosa (UERN) | Coordenação: Júlio Cezar Bastoni da Silva (UFC)

Neobarroco: sertão e “Postmodern America” por Harlon Homem de Lacerda Souza (UESPI/URCA), O cronotopo do redemoinho e a linguagem do diabo em Grande Sertão: veredas; Tauan Fernandes Tinti (UFPB), A dobra: Wallace e o infinito | Coordenação: Suélen Najara de Mello (UFV/POET)

Barrocos, espaços-tempos e crises por Saulo de Araújo Lemos (UECE) | Coordenação: Márcia Rios da Silva (UNEB)

Conferência de encerramento do Colóquio por Paolo Fasoli (City University of New York, Estados Unidos), Le puttane tristi di Ferrante Pallavicino Coordenação: Yuri Brunello (PPGLetras/UFC)

O “II Colóquio (Des)Dobras Barrocas”, que ocorrerá remotamente nos dias 31/01/2022 e 01/02/2022, visa criar uma conexão entre o regional, o nacional e o internacional. O objetivo é fortalecer a pesquisa em Literatura – no caso específico, a literatura do século XVII e o fenômeno do “neobarroco – dentro do Estado do Ceará. O colóquio contará com a participação de pesquisadores de destaque. ativos tanto no Brasil quanto no exterior (Alemanha, Estados Unidos). O “I Colóquio (Des)Dobras Barrocas” foi organizado em 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, com coordenação científica dos professores Yuri Brunello, do PPGLetras/UFC, e Francesco Guardiani, da University of Toronto (Canadá). A programação incluiu mesas-redondas e conferências sobre o barroco e suas influências na arquitetura, na literatura e na cultura nordestina. Várias contribuições fruto daquele evento foram publicadas em 2018 no âmbito de um dossiê da revista Entrelaces, cujo canal Youtube transmitirá os trabalhos “II Colóquio (Des)Dobras Barrocas”. Para maiores informações, consultar a programação abaixo:

Data do Evento