Seminário de Investigação sobre a Antologia Homoerótica Camoniana

cartaz evento antologia

SEMINÁRIO EM MODALIDADE MISTA (PRESENCIAL + ONLINE)

- DATA: 6/JUNHO/2022, 10h-13h e 14.30h-17.30 (hora de Portugal continental)


- LOCAL FÍSICO:
Sala de investigadores do CEHUM.


- LOCAL ONLINE:

ID da Reunião: 811 9957 0400
Senha de acesso: 228820


Link do convite
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81199570400?pwd=UVgydmZjdGpxL0VCMzN…

 

 

 

 

 

 

ORGANIZAÇÃO:


- Micaela Ramon (ELACH/CEHUM – U. MINHO)
- Sérgio Guimarães de Sousa (ELACH/CEHUM – U. MINHO)
- Marcia Arruda Franco (DLCV/FFLCH – USP)

 

APRESENTAÇÃO:


Este seminário de investigação realiza-se no âmbito do projeto internacional intitulado “Reescrever o século XVI”, desenvolvido em cooperação entre a U. Minho (Portugal) e a USP (Brasil), ao abrigo do Edital 1024 AUCANI/USP 2019-2022. Tem como principal objetivo estudar o século XVI através de uma revisitação crítica de fontes quinhentistas, bem como por meio da análise da receção do Quinhentismo nas literaturas brasileira e portuguesa e nos discursos crítico e histórico-literário.


Nas últimas décadas, tem-se vindo a desenvolver uma investigação sobre o homoerotismo no Renascimento que pretende rastrear a forma como a Imitatio renascentista leva os poetas da época a revisitar os lugares do homoerotismo antigo. A investigação sobre a prática homoerótica na poesia do passado remoto implica 1) distinguir o que se entende por homoerotismo na sociedade de corte no início dos tempos modernos 2) determinar a sua tematização na poética renascentista, de acordo com os princípios criativos da Imitatio.

Neste seminário apresentar-se-ão e discutir-se-ão os trabalhos em curso com vista à publicação de uma Antologia homoerótica camoniana. A elaboração de tal antologia parte de uma leitura do romance de Frederico Lourenço, Pode um desejo imenso, cuja trama ficcional chama a atenção para os lugares do homoerotismo clássico nas poesias que Camões terá dedicado a D. António de Noronha. Trata-se de um corpus constituído por 10 poemas líricos - 2 sonetos, 2 elegias, 1 canção, 1 ode, 3 éclogas e as oitavas ao Desconcerto do mundo, a que se juntam o Convite que fez em Goa a certos fidalgos, e a ode que dá título ao romance de Frederico Lourenço. A partir de uma perspetiva filológica e histórico-cultural, esses poemas são transcritos, anotados e comentados de modo a permitir inseri-los na tradição clássica homoerótica, tendo em conta os parâmetros previamente definidos e o discurso crítico sobre eles produzido ao longo dos séculos.

 

 

PROGRAMAÇÃO:


Manhã:


10h – “Garcia de Orta e Camões: as plantas e o corpo no Renascimento” | Henrique Carneiro,
Departamento de História (USP, Brasil)


10h30 – “Reescrever o século XVI: Francisco de Sá de Miranda”, Sérgio Guimarães de Sousa,
(ELACH/CEHUM – U. MINHO)
Moderadora: Marcia Arruda Franco (DLCV/FFLCH – USP)

 

INTERVALO PARA CAFÉ

 

11h30h – “Antologia homoerótica camoniana: enquadramento, objetivos e metodologia”,
Micaela Ramon (ELACH/CEHUM – U. MINHO)


12h - Ode XIII – Fora conveniente (Cancioneiro de Luís Franco/século XVI), Dalila Diogo,
(ELACH/CEHUM – U. MINHO)


12h30 - Écloga I – Que grande variedade vão fazendo (1595), Mário Júnior (ELACH/CEHUM – U.
MINHO)

 

ALMOÇO

 

Tarde:

14h30 - Écloga VII – As doces cantilenas que cantavam (1595), Maria Clara Crespo (IC-FFLCH-
USP)

15h - Soneto XIII na Carta da Índia – Em flor vos arrancou, de então crescida (1598), Larissa
Stocco Gomes (IC-FFLCH-USP).


15h30 - Canção XVII – A vida já passei assaz contente (1685-1815-1861) – Sérgio Eduardo
Felisbino Júnior (IC- FFLCH-USP).

 

INTERVALO PARA CAFÉ (10 min.)

 

16h10 – “Estudo e edição de três poemas de Camões para a AHC”, Beatriz Bouchiglioni e Neves
(IC-FFLCH/USP);


16h40 – “Três poemas de Camões para a AHC”, Thiago Zanello (com Luisa Caetano dos Santos,
Isaac Massullo e Nycole Caroline Fuzaro) (PIBIC-EM/CNPq-USP).


Sessão Final:
17h - “Outros caminhos do homoerotismo renascentista: O convite de Camões em Goa a
certos fidalgos”, Marcia Arruda Franco (PPGLP-DLCV/FFLCH – USP).