Colóquio Internacional Sá de Miranda e História Literária

programa coloquio

O Centro de Estudos Mirandinos (CEM) realizou, de forma remota nos dias 26 e 27 de maio de 2022, o Colóquio Internacional Sá de Miranda e a História Literária. Este colóquio visou analisar o modo como Sá de Miranda tem sido percecionado no decorrer da nossa História Literária, sujeito a diversos entendimentos consoante as dinâmicas socioculturais e estético-ideológicas em vigor. Trata-se, por outras palavras, de estudar o impacto da obra do poeta do Neiva, que, nas suas diversas modalidades expressivas, não deixou de marcar sucessivas gerações de autores, vendo como evolui a sua receção do século XVI para cá.

As propostas de comunicação foram apreciadas pela Comissão Científica do colóquio, com previsão de publicação de um volume com as comunicações do evento.

A conferência de encerramento foi realizada por uma das docentes do PPG em Literatura Portuguesa: Marcia Arruda Franco.

Línguas de comunicação: português, inglês, espanhol e francês.

Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho)
Micaela Ramon (Universidade do Minho)
Luciana Braga (Centro de Estudos Mirandinos)
Anabela Costa (Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda)