Annie Gisele Fernandes

 

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​​​​​​​Docente do programa

 

e-mail: anniefer@usp.br

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Graduou-se em Letras (Bacharelado e Licenciatura) em 1993, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fez o Mestrado em Teoria e História Literária (1996). Doutora em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2001), teve sua pesquisa apoiada pela FAPESP, que também fomentou por duas vezes (em 1997/1998 e em 2000/2001) o Programa de Estágio e Aperfeiçoamento no Exterior realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2002-2003 fez seu Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo, tendo participado do Programa de Estágio Docente para Recém-Doutor ministrando as disciplinas Literatura Portuguesa III e Literatura Portuguesa IV no Curso de Letras. Com apoio da FAPESP, realizou outros dois Pós-Docs, na Universidade Nova de Lisboa (2008) e na Universidade de Lisboa (2013). É Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde ministra disciplinas na Graduação e na Pós-Graduação, orienta pesquisas em nível de IC, Mestrado e Doutorado, supervisiona Pós-Doutorado, participa, como organizadora e palestrante, de Programas de Extensão e desenvolve atividades de Representação e Coordenação. É líder do Grupo de Pesquisa "Poéticas e Escritas da Modernidade (poem)" e pesquisadora principal dos projetos de pesquisa: "A poesia de Mário de Sá-Carneiro e a de Augusto dos Anjos e a escrita do eu" e "Camilo Pessanha, Cruz e Sousa, leituras do simbolismo francês e as poéticas da modernidade". Coordena o Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade (LEPEM). Mantém publicação regular, no Brasil e no exterior, em importantes revistas e periódicos da Área, em dicionário e em livros. Tem experiência na Área de Letras com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas e atua principalmente nos seguintes temas: Poesia, Lírica Moderna, Século XIX, Simbolismo, Geração de Orpheu. É membro da Casa da Escrita (Coimbra/Portugal) e do Grupo de Pesquisa E-LYRA (UPorto). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nivel 2 do CNPq (2014-2017).

 

linha de pesquisa canones

 

projeto de pesquisa

2019 - Atual O estudo do soneto: os "modelos" italianos e a poesia de Jorge de Sena

Descrição: O modelo de soneto em Portugal sempre foi o petrarquiano e foi nele que a renovação poética se deu, ainda no contexto da renovação lírica moderna, com Nobre, Pessanha, Mario de Sá-Carneiro. Por outro lado, raríssimas vezes se compôs o shakespeariano, que Jorge de Sena considera e reestrutura, assim como o faz, também, como o modelo italiano, como se pode notar já em Evidências (1951), obra em que o autor reúne 21 de seus sonetos. Num primeiro momento, propõe-se lançar o olhar para a Poesia Completa de Sena, de modo a investigar a sua afeição por esse tipo de composição e sua quase obsessão em transformar significativamente uma estrutura clássica por excelência. Para isso, será preciso, também, estudar a origem do soneto, na Itália do século XII, e o seu desdobramento nos chamados sonetos petrarquianos e shakespearianos na conjuntura classicista.

 

linha de pesquisa dialogos

 

projeto de pesquisa

 

2020 - Atual​​​​​​​ O poema moderno: "a mudez desatada na linguagem"

Descrição: Este projeto, continuidade e prolongamento de outros desenvolvidos anteriormente, visa investigar obras que evidenciam aspectos temáticos e estético-formais determinantes da lírica moderna, que foram, depois, retomados e relidos pela contemporaneidade, de modo a formular o conceito de que o poema moderno é imagem viva, que, por sua vez, possibilita o diálogo inter-artes. De um lado, considera-se poetas que nos são familiares, caso de Cesário Verde, António Nobre e Camilo Pessanha; de outro, poetas a cujas obras dedicamos estudos esparsos e pontuais, como Fernando Pessoa ortônimo, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, sobretudo a partir da da relação que se estabelece entre o dizível e o visível, no plano da linguagem e da perspectiva drummondiana de que ?somos os Modernos / provisórios, a-históricos...?