Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi

​​​​​​​Docente do programa

e-mail: caiogagliardi@usp.br

currículo lates: clique aqui

Professor Livre-Docente pela Universidade de São Paulo na área de Literatura Portuguesa. É coordenador do grupo de pesquisa Estudos Pessoanos (http://estudospessoanos.fflch.usp.br/) e membro do projeto Estranhar Pessoa (http://estranharpessoa.com), da Universidade Nova de Lisboa. Realizou três pesquisas de Pós-Doutorado: no Dipartimento di Studi Europei, Americani e Interculturali da Università degli Studi di Roma La Sapienza (UNIROMA/2019 & 2014) e no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (USP/2008).É Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP/2005), Mestre em Teoria Literária (UNICAMP/2000) e Graduado em Letras (UNICAMP/1997).

linha de pesquisa canones

projeto de pesquisa

2013 - Atual Figurações do exílio na Literatura Portuguesa do século XX

Descrição: Partindo da hipótese de que a Literatura de Exílio é um dos troncos da Literatura Portuguesa do século XX, a pesquisa se fundamenta na experiência do exílio, tomada não apenas como dado componente da biografia da maior parte dos autores estudados, mas, sobretudo, como figuração estética e perspectiva estruturante de suas obras. O exílio distingue ao mesmo tempo uma condição objetiva e uma marca discursiva de autores como Jorge de Sena, José Rodrigues Miguéis, Ferreira de Castro e José Saramago.

2011 - Atual Fernando Pessoa: autoria e ironia

Descrição: A perspectiva dominante da investigação pauta-se na leitura da obra pessoana de tal modo a relacionar as noções de autoria e ironia. Por hipótese, a autoria, em Pessoa, apresenta-se como uma formulação essencialmente irônica do jogo dialético entre sujeito e objeto, bem como entre as principais categorias oposicionais problematizadas pelo fenômeno heteronímico, realidade e ficção. O objetivo da pesquisa é testar sua consistência como clave de leitura, seja para o sistema poético pessoano, seja para as suas instâncias autorais mais específicas.

linha de pesquisa dialogos

projeto de pesquisa

2020 - Atual Professor-Personagem

Descrição: O seu objetivo é analisar, em um amplo corpus ficcional situado na modernidade, a personagem do professor segundo quatro perspectivas complementares: 1. O professor sob suspeita; 2. O professor e as instituições totais; 3. O professor como personagem humorística; 4. O professor como agente de investigação do passado.