Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin

 

foto flavia corradin

 

Docente e Vice coordenadora do programa

 

e-mail: corradin@usp.br

currículo lates: clique aqui

Professora Doutora de Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de Mestre, Doutora e Livre-Docente com trabalhos em torno de Antônio José da Silva, o Judeu: textos versus (con)textos, Camilo Castelo Branco: dramaturgia e romantismo e Jaime Gralheiro: O teatro da história em Jaime Gralheiro: futuro de que passado?, respectivamente. Crítica literária, tem publicado ensaios e resenhas críticas em periódicos do Brasil e do Exterior. Além de diversos capítulos, teve publicados também os livros Aprenda a escrever (co-autoria), Antônio José da Silva, o Judeu: textos versus (con)textos e Camilo Catelo Branco: uma dramaturgia entre a lágrima e o riso, O teatro da história em Jaime gralheiro: fututro de que passado?. Vem participando, a convite, de Congressos e Simpósios no Brasil e no Exterior.

 

linha de pesquisa canones

 

projeto de pesquisa

2019 - Atual Autor por autor: A literatura e a história portuguesas à luz do teatro II

Descrição: Trata-se de um projeto de longa duração. Subordinado à linha de pesquisa "Cânones: tradições/reconfigurações" do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, ideado pelo falecido Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenado pela Profa. Dra. Flavia Maria Corradin, o Projeto Autor por Autor: A Literatura e História portuguesas à luz do teatro objetiva

a) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) a vida e/ou a obra de autores portugueses;

b) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) aspectos, fatos ou personagens da História portuguesa;

c) a utilização de técnicas e recursos teatrais no ensino da Literatura e História portuguesas.

Portanto, o Projeto desenvolve-se em duas vertentes:

a) a releitura da vida e obra de autores da Literatura Portuguesa e/ou episódios e personagens da História feita por outros criadores, especialmente dramaturgos. O intuito é o de rever conceitos críticos vigentes na bibliografia crítica, em torno de autores, obras, temas, além de divulgar a dramaturgia contemporânea portuguesa;

b) contribuir didática e metodologicamente para o ensino da Literatura e História portuguesas, apresentando de forma criativa a vida e obra de autores ou personagens históricos. Para esta vertente, o Projeto criou o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra, sob a direção e coordenação da Profa. Dra. Flavia Maria Corradin.

Conforme está concebido, e graças à sua raiz intertextual, o projeto abriga quíntupla finalidade:

a) historiar a Literatura e História portuguesas a partir de peças teatrais (ou textos ficcionais) que privilegiem autores, obras, temas, episódios;

b) examinar a vida e/ou a obra de um dado autor com base em diferentes textos dramáticos;

c) estudar um tema literário ou histórico que, recorrente no imaginário português, foi enfocado, em diferentes épocas, por textos teatrais ou de forte cunho dramático;

d) mostrar, através de work shops e apresentações em Instituições de Ensino, como o magistério da Literatura e subsidiariamente da História pode ser feito por meio de recursos e técnicas teatrais;

e) a recolha de entrevistas e/ou depoimentos dos autores contemporâneos cujos títulos estão elencados no Projeto e a respeito dos quais é paupérrima ou nenhuma a bibliografia.

Abrangendo o período que vai da Idade Média ao século XXI, o projeto objetiva levar o aluno a refletir criticamente em torno da Literatura e História portuguesas, oferecendo-lhe a oportunidade de percorrê-la diacronicamente à medida que lhe estuda autores, movimentos, temas, episódios, fatos. O corpus, portanto, cresce constantemente o que justifica sua reedição.

 

linha de pesquisa dialogos

 

projeto de pesquisa

 

2018 - Atual Projeto Mitografias: Temas e Variações

Descrição: Na matriz da cultura ocidental, destacam-se os Poemas Homéricos e a Bíblia. Ao longo dos séculos, essas e outras obras têm gerado um manancial de mitos, símbolos, temas e formas de pensamento acerca da condição humana e da identidade nacional. Na sequência de eventos e publicações científicas já realizados, o projeto Mitografias desenvolve e consolida a investigação neste amplo domínio do saber. Em cada um dos cinco anos de duração do projeto, realizar-se-á investigação e sua respetiva disseminação em, pelo menos, um Congresso Internacional e uma publicação coletiva. Os temas propostos são os seguintes: 2018: Arca de Noé: catástrofe e redenção 2019: Olhares de Narciso: egotismo e alienação 2020: Torre de Babel: alteridade e estereótipos 2021: A fúria de Aquiles: as faces da guerra 2022: Sodoma e Gomorra: as leis do desejo.