Helder Garmes

 

foto helder garmes

 

Docente e Coordenador do programa

e-mail: helder@usp.br

currículo lattes: clique aqui

Possui graduação em Linguística e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1983, 1985), mestrado em Teoria e História Literária pela mesma universidade (1993), doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1999), tendo realizado estágios pós-doutorais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005), no College of Humanities da Ohio State University (2009) e na University of Leeds (2016). Atualmente é professor livre-docente da Universidade de São Paulo, atuando especialmente nas áreas de literatura portuguesa, estudos comparados de literaturas de língua portuguesa e história da literatura. Tem por foco dois núcleos de pesquisa: um voltado para a obra de Eça de Queirós; outro voltado para a literatura de língua portuguesa de Goa e de outras ex-colônias portuguesas na Ásia. Coordena, ao lado de Giuliano Lelis Ito Santos, o Grupo Eça, registrado no CNPq. Coordena também o projeto Temático Pensando Goa: Uma Peculiar Biblioteca de Língua Portuguesa (FAPESP - Proc. 2014/15657-8). É autor do livro Romantismo Paulista (2006), organizador do volume Oriente, Engenho e Arte (2004), co-organizador de Literatura Portuguesa: História, Memória e Perspectivas (2007), de três números especiais da revista Via Atlântica (2011, 2016 e 2019) sobre literatura e cultura em Goa, entre outros trabalhos.

 

projetos de pesquisa

 

 

2021 - Atual Imprensa e circulação literária em língua portuguesa

Descrição: O presente projeto promove o estudo da circulação literária no espaço de língua portuguesa, focalizando as relações desse espaço com a ex-colônia portuguesa de Goa e atentando para o papel que cumpriu a Literatura Portuguesa nessa dinâmica, tanto no período colonial, quando no período pós-independências. O projeto também privilegia a produção literária e cultural veiculada pela imprensa, meio que impulsionou sobremaneira a circulação de literatura, quer por intermédio de revistas especialistas, quer por seções ou cadernos literários no interior da chamada "grande imprensa". Trata-se, portanto, de procurar mapear e entender o lugar e o papel que a literatura ocupou em periódicos goeses, e eventualmente em outros espaços de língua portuguesa, e até que ponto a Literatura Portuguesa funcionou como referência para a cultivo, ali, da produção escrita de caráter artístico. O movimento inverso também será objeto da pesquisa, isto é, o quanto escritores das colônias e, depois, ex-colônias tiveram lugar no palco da literatura portuguesa.


​​​​​

2021 - Atual Eça de Queirós: uma leitura cronológica de sua obra - parte 3

Descrição: O intuito desse projeto é dar continuidade a projetos anteriores homônimos, que visavam a realizar uma leitura cronológica das obras de Eça de Queirós. Nesta terceira etapa, pretendemos trabalhar os as obras finisseculares de Eça de Queirós, a começar pela "Correspondência de Fradique Mendes", passando pela "Cidade e as serras" e chegando a "A ilustre casa de Ramires". O presente projeto está vinculado ao Grupo Eça, registrado no CNPq.