Marcia Maria de Arruda Franco

​​​​​​​Docente do programa

e-mail: mmaf@usp.br

currículo lates: clique aqui

Desde agosto de 2003 pertence ao quadro de professores da Universidade de São Paulo, onde defendeu em 2017 tese de livre-docência. Publicou livros de ensaios em Portugal, com apoio de agências de fomento do governo português, sobre autores do século XVI. como Sá de Mianda, um poeta no século XX. Braga, Angelus-Novus-IPLB, 2001; Poesias de Francisco de Sá de Miranda. Coimbra, Angelus-Novus-CLP, 2011 Também é membro pesquisador do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, sediado na Universidade de Coimbra (CIEC), desde 2005, onde, em 2019, teve publicada a monografia Garcia da Orta e Camões, em Goa e em Portugal. Integra a equipe do projeto de excelência subsidiado pelo MINECO, Espanha, do Departamento de Filologia portuguesa da Universidade de Salamanca, com uma face investigativa e outra documental, intitulado Biblioteca virtual de la épica burlesca portuguesa, com o projeto O Reino da Estupidez na BBM/USP: indagações a respeito de sua autoria e classificação como obra da literatura brasileira". Entre 2019 e 2022 coordena o projeto de Iniciativas de Parceria Estratégica USP-UMINHO - Edital Conjunto de Apoio à Pesquisa AUCANI-USP, "Reescrever o século XVI - projeto multidisciplinar (Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, História da Literatura, História Cultural), vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq/USP: "Reescrever o século XVI". Em 2020 fez um estágio pós-doutoral na BNF, com Bolsa BPE da FAPESP, intitulado Apógrafos parisienses de Francisco de Sá de Miranda com a sua poesia enviada ao príncipe; estudo do código bibliográfico, da poesia musical, do drama bucólico e das cartas em versos, que enfoca a performance da poesia renascentista. Também se interessa pela poesia do século XX , na série apresentada no Colóquio Internacional Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal e nos textos publicados por Ida Alves (UFF).

linha de pesquisa canones

projeto de pesquisa

2019 - Atual Reescrever o século XVI (projeto multidisciplinar)

Descrição: Trata-se de projeto multidisciplinar em parceria com a UMINHO, de 2019 a 2021. b) Projeto Iniciativas de parceria estratégica USP/AUCANI-UMINHO, Projeto de Apoio Conjunto à Pesquisa: Membros: Marcello Moreira, Luis Maffei, Vagner Camilo (USP), Micaela Ramon (UMINHO), Sérgio Paulo Guimarães Sousa (UMINHO), Carlos Mendes de Sousa (UMINHO), Ana Carolina Alvarenga (USP, doutoranda), Maria Clara Crespo, Sergio Felisbino Junior e Luís Felipe Ferrari (USP-IC-FAPESP, GRA). Resumo: Já se disse que não é possível passar sem o século XVI. Dos historiadores e críticos da literatura aos poetas e artistas, não se deixou de ler, citar e interpretar os quinhentistas, mais do ponto de vista de uma erudição sempre homologável, e menos revisitando os arquivos, as poéticas, os comentários e edições antigas, atrás de outras visões do passado. Abordando a historiografia e a crítica literárias, o projeto desdobra-se pela análise dos registros multidisciplinares de recepção (literários, iconográficos, musicais, sociológicos), nos romantismos, modernismos e na contemporaneidade do português, no Brasil e em Portugal. Por fim, completa-se por uma investigação focada no século XVI. Visa investigar: 1- o amplo século XVI, pela análise de fontes quinhentistas e crítica da sua produção histórico-literária; 2- a sua produção pelos discursos historiográfico, sociológico e crítico literário desde o século XIX; 3- a sua recepção poética e ficcional oitocentista, novecentista e contemporânea no Brasil e em Portugal. Por meio de ações de parceria estratégica: 1- cooperação científica em Cursos conjuntos de PG/USP e PG/ILCH-UM, reunindo os docentes vinculados ao projeto, e 2- realização do evento temático, "Reescrever o século XVI", no CEHUM/UMINHO em 2021.

linha de pesquisa dialogos

projeto de pesquisa

2017 - Atual O Reino da Estupidez na Biblioteca Brasiliana Mindlin/ USP: indagações a respeito de sua autoria e classificação como obra brasileira

Descrição: Esta proposta integra o "Proyecto de investigación BIBLIOTECA VIRTUAL DE LA ÉPICA BURLESCA PORTUGUESA. CATALOGACIÓN Y CORPUS DIGITAL DE LOS POEMAS "HERÓI-CÓMICOS" EN PORTUGAL Y BRASIL (SIGLOS XVIII-XIX)", sob a coordenação de Pedro Emanuel Rosa Grincho Serra (Universidad de Salamanca), solicitado à Secretaría de Estado de Investigación, Desarrollo e Innovación del Ministerio de Economía y Competitividad· A minha contribuição tem o TÍTULO: "O Reino da Estupidez na Biblioteca Brasiliana Mindlin/ USP: indagações a respeito de sua autoria e classificação como obra brasileira". Este poema burlesco circulou em edições manuscritas, anônimo ou atribuído a diversos autores, até ser publicado em Paris, sem indicação de autoria em 1818. À editio princeps parisiense, impressa na Officina de A. Bobée, sucederam-se nos anos seguintes diversas edições europeias, em Hamburgo, Barcelos e Lisboa, quase todas presentes no espólio da BBM, que também abriga edições manuscritas.