foto paola poma

 

Docente do programa

 

e-mail: 

ppoma@usp.br

currículo lates: clique aqui

Paola Poma é, desde 2006, professora de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP). Fez graduação em Letras, Licenciatura e Doutorado-Direto na mesma universidade sobre a obra do poeta modernista Fernando Pessoa. Fez Pós-Doutorado sob a supervisão do Poeta e Prof. Dr. Nuno Júdice na Universidade Nova de Lisboa (2012). É Investigadora Correspondente do grupo de investigação Cultura e História, coordenado pela Profa. Dra. Maria do Rosário Monteiro, pertencente ao Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa. Também coordena junto com a Professora Rejane Vecchia da Rocha e Silva, Profa. Dra. do Programa de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o projeto de pesquisa "A Produção Literária Feminina em Língua Portuguesa" na USP. Além disso dedica-se ao estudo da poesia portuguesa do século XX e XXI dando destaque aos seguintes poetas: Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder , Manuel António Pina, Manuel de Freitas, Adília Lopes, Margarida Vale de Gato entre outros. Da sua produção bibliográfica destaca-se Dor e Desejo (2010) organizado junto com as professoras Mônica Muniz de Souza Simas e Marlise Vaz Bridi, pela editora Paulistânia; Sophia Singular Plural (2019), pela Editora 7 letras; e dentre vários capítulos publicados em livros destaca os ensaios "A arte da fuga: Bach, Pessoa e Llansol" ( in Pessoa e Bach na casa Llansol - 2013), organizado por João Barrento e Maria Etelvina Santos, pela editora Mariposa Azual e "Manuel António Pina entre ruínas e outras moradas" (in Manuel António Pina Desimaginar o Mundo - 2020) organizado por Rita Basílio e Sónia Rafael, publicado pela Sistema Solar (Documenta).

 

linha de pesquisa canones

 

projeto de pesquisa

 

2020 - Atual Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea: o olhar e a escrita

Descrição: Este projeto tem como característica central pensar a poesia portuguesa moderna e contemporânea a partir de dois eixos temáticos: o olhar e a escrita. O primeiro eixo - o olhar - prioriza a relação que o poeta estabelece com o mundo através da visão, ou seja, é este sentido, seja ele abstrato ou concreto, que organiza toda a sua experiência poética. Vale ressaltar que este mecanismo pressupõe o diálogo com imaginários diversos o que necessariamente implica num movimento dialético relativo às culturas envolvidas. O segundo eixo trata do modo de criação poético, isto é, a escrita pensada não apenas como metalinguagem, mas principalmente como mecanismo transfigurador do mundo porque o coloca sempre em questão. Em ambos os casos a realidade portuguesa será analisada nos seus aspectos culturais, políticos e estéticos. A fundamentação teórica terá como base a crítica literária centrada nos temas da modernidade e da pós-modernidade, da criação poética e nas interfaces sugeridas entre as humanidades. O conjunto de poetas a serem estudos são: Fernando Pessoa, Herberto Helder, Carlos de Oliveira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Luiza Neto Jorge, Manuel António Pina, Luís Quintais, Manuel de Freitas, José Tolentino Mendonça, Adília Lopes, João Luís Barreto Guimarães, entre outros. Vinculado a linha de pesquisa "Cânones - tradições/Reconfigurações". (Linha de Pesquisa Poéticas de Expressão Portuguesa até 2020).

 

linha de pesquisa genero

 

projeto de pesquisa

2019 - Atual A produção literária feminina em língua portuguesa

Descrição: A presente investigação pretende produzir, a partir da análise de temas centrais de textos ficcionais e poéticos de escritoras de língua oficial portuguesa, uma reflexão sobre a representação de perspectivas históricas, ideológicas, eróticas e culturais. Também pretende investigar como a representação de relações de trabalho, de estruturas sociais e de Estado estão vinculadas às formas de expressão dos diversos países: Brasil, Portugal e países africanos de língua oficial portuguesa, nos quais, sem dúvida, se encontra uma expressiva produção literária feminina. Para tanto, o objetivo central será o de expandir o conhecimento acerca dessas produções de escritoras de língua oficial portuguesa, partindo de um aporte teórico e metodológico que aproxime sistematicamente os campos da literatura e das ciências sociais e humanas, incidindo em perspectiva interdisciplinar. As pesquisas podem ser comparativas ou autorais. No conjunto de autoras destacamos: Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Ana Paula Tavares, Conceição Evaristo, Lilia Momplé, Lúcia Miguel Pereira, Luiza Neto Jorge, Maria Gabriela Llansol, Maria Isabel Barreno, Maria Lamas, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Mel Matsinhe, Paulina Chiziane, Sophia de Mello Breyner Andresen, Virgília Ferrão, por exemplo. ( Vinculado à Linha de Pesquisa - Estudos de Gênero: Vozes Emergentes [ Linha de Pesquisa: Poéticas de Expressão Portuguesa até 2020]).